Na última sexta-feira (3), o auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA (ISC/UFBA) recebeu mais uma edição do Saúde Coletiva em Debate, com o tema “Família e cuidado em saúde mental infantil: integrando ensino, pesquisa e extensão em 15 anos do Programa Brincando em Família”.
A sessão foi coordenada pela professora Monique Esperidião (ISC/UFBA) e reuniu como palestrantes Vania Bustamante (IPSS, ISC, MUSA, UFBA), Niara de Albuquerque Vianna Querino (IPSS/UFBA) e Pedro Gabriel Sousa (IPSS/UFBA).
Durante as apresentações, os participantes discutiram o papel da família no campo da saúde mental infantil, destacando a importância do brincar como espaço de elaboração emocional, fortalecimento de vínculos e amadurecimento psíquico. Também foram apresentados resultados de pesquisas e reflexões teóricas acumuladas ao longo dos anos do programa.
Em sua fala, a professora Vania Bustamante ressaltou o caráter coletivo do trabalho desenvolvido pelo Brincando em Família. Segundo ela, o método do programa busca construir um espaço que favorece a transmissão psíquica, permitindo à criança ocupar o lugar de filha e não ser reduzida a diagnósticos ou rótulos clínicos, valorizando as relações familiares e comunitárias.
A pesquisadora Niara de Albuquerque abordou os itinerários de cuidado de crianças com autismo e suas famílias, destacando o investimento e a sobrecarga materna, a escassez de serviços e a necessidade de fortalecer o cuidado e os vínculos familiares. Já Pedro Gabriel trouxe reflexões sobre as queixas de agressividade na infância, compreendendo-as como expressão do sofrimento psíquico e social, e como um pedido de amparo da criança diante das vulnerabilidades vividas pela família.
O debate evidenciou que a família é um elemento central nas estratégias de cuidado em saúde mental infantil, e que políticas públicas, práticas clínicas e espaços formativos devem reconhecer e potencializar o papel dos vínculos afetivos no desenvolvimento das crianças.
O evento contou com acessibilidade em Libras e está disponível no canal do ISC no YouTube (link acima).