O S20 2024, grupo de engajamento científico do G20 que neste ano é liderado pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), lançou um relatório abrangente sobre os desafios contemporâneos no campo da saúde mental. Publicado em dois volumes na revista científica Trends in Psychiatry and Psychotherapy, o documento busca oferecer um panorama atualizado sobre o tema, com foco em soluções baseadas em evidências e adaptadas aos diversos contextos culturais.

A equipe que liderou a elaboração do relatório contou com a participação do pesquisador Naomar de Almeida Filho, professor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, ao lado dos pesquisadores Jair de Jesus Mari, Flávio Kapczinski e Antonio Egidio Nardi, além das colaborações de vários outros especialistas da área médica.

Os dois volumes apresentam estratégias para lidar com a saúde mental em um mundo pós-pandemia de Covid-19, considerando as especificidades culturais de cada população. Além disso, examinam o impacto de questões emergentes, como as mudanças climáticas e o uso de inteligência artificial, explorando como essas influências podem ser integradas ao desenvolvimento de tratamentos personalizados para a saúde mental.

Acesse, abaixo, os dois volumes do relatório:

  1. Relatório Brasileiro de Saúde Mental do S20
  2. Relatório Brasileiro de Saúde Mental do S20 para a Construção de um Mundo Justo e um Planeta Sustentável: Parte II