Com informações do Prep1519
Entre os dias 6 e 10 de outubro, ocorreu em Lima, no Peru, a 5ª edição da conferência HIVR4P (HIV Research for Prevention), realizada de forma híbrida, com atividades on-line e presenciais. Organizado pela International Aids Society (IAS), o evento é o único dedicado exclusivamente à prevenção do HIV/aids. O PrEP15-19 Escolhas marcou presença na conferência, participando de diversas atividades, apresentando trabalhos e colaborando em simpósios, onde discutiu e divulgou as evidências obtidas na implementação da PrEP para jovens e adolescentes.
No dia 6 de outubro, domingo, dois coordenadores da pesquisa participaram de simpósios distintos. A professora Inês Dourado, representante internacional e coordenadora geral do estudo em Salvador, apresentou o tema: “Inovando a Pesquisa sobre Prevenção do HIV através do Envolvimento de Adolescentes e Jovens de Populações-Chave” no simpósio organizado pelo grupo MOSAIC, “Celebrando as vozes jovens e promovendo o engajamento de jovens na prevenção do HIV“, enquanto Alexandre Grangeiro, coordenador geral do estudo em São Paulo, apresentou o tema: “Integração de serviços de PrEP oral e injetável para adolescentes no nível comunitário em São Paulo” no simpósio organizado pela OMS, “Entrega diferenciada e simplificada de HIV, PrEP, PEP e autoteste na América Latina“.
O Professor Laio Magno, vice-coordenador do estudo em Salvador, apresentou o tema: “Cabotegravir, saúde sexual, adolescentes, jovens e bem-estar psicossocial” no simpósio organizado pela IAS sobre “As opções futuras dos métodos de prevenção, incluindo formulações de PrEP de ação prolongada”.
A professora Inês Dourado também representou o projeto coordenando em conjunto com a pesquisadora queniana Njambi Njuguna o simpósio “Reduzindo obstáculos e barreiras para ampliar o uso das opções de prevenção do HIV“, que aconteceu no dia 9 de outubro. A sessão teve como objetivo discutir abordagens que podem ser utilizadas em diferentes contextos e populações para superar a desinformação e a desconfiança, além de promover o engajamento e a participação da comunidade.
No simpósio organizado pela ViiV Healthcare, doadora do cabotegravir para o estudo PrEP15-19 Escolhas, intitulado “O que estamos aprendendo com a ciência de implementação ao incluir o CAB LA como uma opção de PrEP?“, a coordenadora Inês Dourado participou da sessão de perguntas e respostas, junto com outras pesquisadoras envolvidas em estudos sobre PrEP de longa duração.
Além destes simpósios, o PrEP15-19 Escolhas também participou de outros eventos. O pesquisador e coordenador clínico Mateus Westin, de Belo Horizonte, representou o estudo na pré-conferência em um encontro dos implementadores de CAB-PrEP. Durante o evento, ele apresentou as atualizações e lições aprendidas do estudo PrEP15-19-Escolhas.
Já a pesquisadora Paula Massa, de São Paulo, foi moderadora da sessão “A revolução digital e a prevenção do HIV: Mídias sociais, inteligência artificial e machine learning“.
Essa edição do HIVR4P reuniu mais de 1300 pessoas, entre pesquisadores, estudantes, jornalistas e representantes comunitários, que compartilharam as ideias, inovações e conhecimento adquiridos na conferência para mais de 50 países.
Veja, abaixo, a galeria de fotos completa: