Com informações de Ana Flávia Nery – Projeto ECLIPSE
Em celebração à Semana da Leishmaniose Cutânea, o Projeto ECLIPSE, vinculado ao Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e ao Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), lançou uma animação educativa baseada em uma paródia da canção “Aquarela”, de Toquinho. Esta animação, disponível no YouTube, aborda de maneira lúdica e didática o ciclo de transmissão da Leishmaniose Cutânea (LC), com foco na região do Baixo Sul da Bahia.
A ideia para a paródia surgiu de forma espontânea durante os Ciclos (In)Formativos sobre LC, realizados para uma turma de agentes de combate às endemias em Valença, Bahia. Um dos participantes, que além de agente de combate às endemias é compositor, criou a canção com o objetivo de ser um recurso pedagógico para conscientizar crianças sobre a Leishmaniose Cutânea. Reconhecendo a qualidade e o potencial educativo do material, a equipe do Projeto ECLIPSE, decidiu transformá-lo em uma animação, realizando pequenos ajustes na letra e produzindo a versão final da canção com o apoio de um músico e cantor contratados pelo projeto.
Essa animação é parte das ações do Projeto ECLIPSE, uma iniciativa global financiada pelo NIHR e liderada internacionalmente pela parasitologista Helen Price e pela antropóloga Lisa Dikomitis, da Keele University, Reino Unido. No Brasil, o projeto é conduzido pelo médico Paulo Machado, coordenador do Serviço de Imunologia do HUPES, e pela professora Leny Trad, coordenadora do Programa Comunidade, Família e Saúde (FASA) do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. O ECLIPSE busca investigar o impacto social da Leishmaniose em comunidades endêmicas no Brasil, Etiópia e Sri Lanka, promovendo o engajamento comunitário e a melhoria das políticas públicas de saúde.
A animação lançada é uma poderosa ferramenta de conscientização, especialmente entre as crianças, e destaca a importância da educação no combate à Leishmaniose Cutânea. O Projeto ECLIPSE convida todos a assistirem e compartilharem este material, contribuindo para a difusão do conhecimento e a prevenção da doença.