Sob a liderança do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da Universidade Federal da Bahia (UFBA), o projeto Elaboração da Agenda Estratégica em Saúde do estado da Bahia vem se desenvolvendo desde outubro de 2024, agregando gestores e técnicos dos âmbitos estadual e macrorregional da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). Resulta da parceria celebrada, mediante Carta Acordo com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS), entre o governo da Bahia e a Universidade Federal da Bahia.
A Agenda Estratégica da Saúde (AES) se propõe a ser um guia orientador das ações da direção da SESAB, integrando a missão e os objetivos institucionais com suas atividades quotidianas. Busca expressar a articulação programática entre os instrumentos de planejamento governamental e setorial a partir da análise situacional da saúde.
Trata-se da colaboração ativa entre as equipes das duas instituições, em um trabalho de construção de uma metodologia participativa, que assegura a escuta e contribuição de dirigentes e técnicos, envolvendo todo corpo diretivo e técnico do nível central e as nove macrorregiões de saúde da SESAB
O projeto visa contribuir para fortalecer a capacidade de governo da SESAB, apoiando a sistematização e o acompanhamento das estratégias prioritárias em saúde por meio da revisão, alinhamento, sistematização e monitoramento das ações a serem desenvolvidas no âmbito estadual.







