Foto: Gilson Rabelo

Na última sexta-feira (24), no auditório do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), foram apresentadas as ações do “Projeto de Cooperação Técnico-científica entre o Brasil e a França para Ampliação da Oferta da Analgesia Peridural no Parto em Maternidades Brasileiras”, cujo objetivo é ampliar o conforto da mulher no parto e reduzir as taxas de cesárea.

A iniciativa é resultado de uma coordenação conjunta do ISC/UFBA, representado pela Dra. Mônica Neri, e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), sob a liderança da Dra. Maria do Carmo Leal, com o apoio do Ministério da Saúde da França e da Embaixada da França.

O projeto começou em duas maternidades-piloto, uma em Fortaleza e outra no Rio de Janeiro, e expandiu-se com a inclusão de mais três maternidades cariocas. As quatro maternidades selecionadas na cidade do Rio de Janeiro respondem por 60% dos nascimentos locais, o que significará mais conforto no momento do parto.

Atualmente, os estados da Bahia e de Sergipe também estão em discussão para adesão ao projeto.

Intercâmbio Brasil-França

Como parte das ações do projeto, o Instituto de Saúde Coletiva e a Fiocruz receberam, entre os meses de agosto e de outubro deste ano, três estagiárias da École de Hautes Études en Santé Publique de Rennes, na França. Nesse período, as estudantes de pós-graduação em saúde pública Valentine Dupont, Luce Jérome e Inés Moré tiveram acesso à gestão do projeto nas maternidades piloto do Rio de Janeiro e de Fortaleza, assim como acompanharam a realidade atual da analgesia peridural na atenção ao parto em três maternidades de Salvador: a Maternidade Tsylla Balbino, a Maternidade José Maria de Magalhães Neto e a Maternidade Maria da Conceição, unidades em discussão para integrar a fase de expansão do projeto.

Foram também realizadas reuniões com a diretora de Gestão do Cuidado da Secretaria de Saúde do estado da Bahia (Sesab), Liliane Mascarenhas Silveira, e com a diretora da Central de Regulação do Estado, Rita de Cássia Silva Santos, que apresentaram a estrutura organizacional da rede de atenção obstétrica do estado da Bahia.

Em contrapartida, entre os dias 2 e 6 de outubro, nove profissionais de saúde, entre obstetras, anestesistas e enfermeiros obstétricos de maternidades do Rio de Janeiro, também visitaram os Centros Hospitalares de Lille e de Angers, na França, para discutir processos de trabalho, organização dos serviços e manejo da analgesia peridural durante o trabalho de parto.

“Foi um período muito proveitoso para as estudantes e profissionais envolvidos nas respectivas unidades, assim como uma excelente oportunidade para fortalecer o projeto, e o intercâmbio entre os dois países”, afirma Mônica Neri sobre a experiência de intercâmbio.

Outros eventos do projeto

Os resultados iniciais de implantação do projeto foram discutidos na sessão “Breakfast with Experts”, durante a realização do Congresso da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia (FIGO), que ocorreu em Paris entre os dias 09 e 13 de outubro. Na ocasião, foram debatidas, com representantes de outros países, as estratégias para reduzir a dor durante o parto, assim como suas respectivas taxas de cesárea.

Ainda no dia 10 de outubro, ocorreu uma reunião com representantes do Ministério da Saúde da França e do Ministério de Ações Sociais da França para discutir ampliação da parceria e a programação do “Seminário Franco-brasileiro sobre Analgesia Peridural no Parto – Experiência de Hospitais Universitários Franceses e de Maternidades Brasileiras”. O evento acontecerá no dia 05 de dezembro, no SENAC do Rio de Janeiro (RJ).