Quatro professores do Instituto de Saúde Coletiva (ISC) estão entre os dez cientistas mais influentes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no cenário mundial. É o que aponta o ranking internacional AD Scientific Index 2024, sistema que avalia a produtividade acadêmica de cientistas de diversas áreas, a partir do número de publicações e citações nos últimos seis anos.

Segundo o levantamento, o professor Maurício Barreto ocupa a 1ª colocação da UFBA no ranking mundial, com um total de 570 publicações e 47.917 citações no período analisado. Na quarta posição, está o professor Naomar de Almeida Filho, com 193 publicações e 21.710 citações. A professora Glória Teixeira ocupa a 8ª posição, com 137 publicações e 13.979 citações. Fechando a lista, em 9º lugar no ranking da UFBA, está a professora Estela Aquino, com 133 publicações e 17.423 citações.

Na edição de 2024, o AD Scientific Index analisou 23.189 instituições de todo o mundo, entre as quais 578 brasileiras. No total, 583 pesquisadores da UFBA figuram a lista dos mais influentes, incluindo seis pesquisadores entre os 3% melhores cientistas do mundo.

Sobre o AD Scientific Index

Lançado em 2021, o AD Scientific Index utiliza um sistema de avaliação baseado em critérios como: índice H total e dos últimos seis anos, índice i10 total e dos últimos seis anos, além do número total de citações e as citações recebidas nos últimos seis anos.

Para alcançar um índice H elevado, é necessário que o pesquisador tenha publicado uma quantidade significativa de artigos e recebido muitas citações durante um período específico. O índice H é calculado com base em dados provenientes dos principais repositórios científicos globais, tanto públicos quanto privados, como Google Scholar, Web of Science, Scopus e Publons.

O índice i10 também é um critério relevante., pois identifica pesquisadores cujos artigos e livros acumularam no mínimo dez citações. Esse índice, que é uma medida de impacto científico oferecida gratuitamente, se aplica somente a pesquisadores registrados e que submetem seus trabalhos no Google Scholar.

Com base nesses dados, o sistema exibe os resultados em diversas categorizações, incluindo a natureza da instituição – seja ela pública, privada, governamental ou hospitalar – e compara seu desempenho com o de outras instituições nos respectivos países, continentes e globalmente.