Docentes do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA participaram do “I Congresso Dominicano de Saúde Pública: Teorias e Práticas”, realizado entre os dias 23 a 25 de maio. O evento foi sediado pela Universidade Autônoma de Santos Domingo, na capital da República Dominicana. Por meio de participação virtual, os professores do ISC Naomar de Almeida Filho, Jairnilson Paim, Liliana Santos e Yeimi Alzate apresentaram conferências e painéis.
“Novas perspectivas sobre as desigualdades em saúde” foi o tema da conferência magistral ministrada pelo professor Naomar de Almeida (ISC), discussão que abriu o congresso logo após o ato de abertura, no dia 23. Na exposição, o epidemiologista apontou lacunas, omissões e vieses nas teorias sobre os determinantes da saúde no discurso dominante e representativo das epistemologias do norte global e destacou o avanço das reflexões teóricas sobre a determinação social da saúde na epidemiologia social da América Latina.
No mesmo dia, a professora Yeimi Alzate integrou o painel “Contribuições das ciências sociais para a saúde pública dominicana”. Na apresentação “O Pensamento Social em Saúde: Reflexões desde a Saúde Coletiva”, a pesquisadora destacou a contribuição das ciências sociais a partir da perspectiva e da experiência da Saúde Coletiva.
No último dia do evento (25), a conferência magistral sobre o tema do congresso – “Saúde Pública: teoria e prática” – foi apresentada pelo professor Jairnilson Paim. Expondo as vinculações da Saúde Pública como prática e como teoria e os diferentes movimentos relacionados ao campo social na Saúde, o pesquisador enfatizou diferenças com a Saúde Coletiva, que surgiu como uma corrente de pensamento com contestações críticas ao pensamento dominante da Saúde Pública.
A sessão de Paim, que é Professor Honorário da Universidade Autônoma de Santo Domingo, foi moderada pela presidente do Congresso e diretora da Escola de Saúde Pública da referida universidade, Matilde Peguero. A pesquisadora foi aluna do ISC/UFBA.
No final da manhã do último dia, a professora Liliana Santos ministrou a conferência “Formação em Saúde Coletiva em nível de graduação”, na qual abordou o histórico e os propósitos da Graduação em Saúde Coletiva e a importância da formação de sanitaristas ao nível de graduação.
A exposição destacou ainda a relevância do debate sobre a determinação social dos processos Saúde-doença-cuidado para a Saúde Coletiva e a interdisciplinaridade da formação, ressaltando a importância do trabalho em equipes, especialmente a integração ensino-serviço-comunidade. A docente também apresentou a experiência do ISC na formação integrada entre graduação e pós-graduação e no ensino junto à pesquisa e cooperação.