Com um vasto histórico de publicações e participação em projetos de pesquisa de impacto no campo da saúde mental, a pesquisadora Mônica Nunes, professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, tomou posse como membro titular da Academia de Ciências da Bahia (ACB). A cerimônia de posse foi realizada na última quarta-feira, 18 de setembro, na sede da Fiocruz Bahia.

Na entidade, a professora passa a compor o quadro de acadêmicos na área de Ciências da Vida. Em sua indicação, a Academia de Ciências da Bahia (ACB) destacou a atuação central da pesquisadora no desenvolvimento de novas metodologias e tecnologias voltadas para a saúde humana.

Mônica Nunes é graduada em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com especialização em Psiquiatria e mestrado em Saúde Pública na mesma instituição. Possui doutorado em Antropologia pela Universidade de Montreal e pós-doutorado em Antropologia pela Universidade Paris V – Descartes.

Atualmente, é professora titular do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental (NISAM) e da Rede Gerar de Economia Solidária em Saúde Mental (GERAR). Mônica Nunes é membro do Grupo de Trabalho de Saúde Mental da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), representando a entidade no Conselho Nacional de Direitos Humanos, além de atuar como representante da Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME) na região Nordeste.

Além da nova integrante, o corpo docente do ISC/UFBA também é representado na Academia de Ciências da Bahia (ACB) pelos pesquisadores membros Estela Aquino, Glória Teixeira, Maurício Barreto, Naomar de Almeida Filho, Guilherme de Sousa Ribeiro, Inês Dourado, Vilma Santana e Dandara Ramos.

Fundada em 17 de setembro de 2010, em Salvador, a entidade tem o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, fomentando a ligação entre os setores acadêmico, produtivo e governamental do estado, além de estimular a formação de pesquisadores nas referidas áreas, com destaque para ideias inovadoras e que promovam a inclusão social.

Veja, abaixo, a galeria de fotos:

Assista à cerimônia de posse completa dos novos membros da ACB: