Isabela Cardoso e Nísia Trindade

A professora e pesquisadora Isabela Cardoso, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, é a nova secretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES) do Ministério da Saúde. O anúncio oficial foi realizado nesta segunda-feira (2), durante a cerimônia de posse da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Brasília.

Além de Isabela Cardoso, também foram anunciados para compor o segundo escalão do Ministério da Saúde: Swedenberger Barbosa (Secretaria Executiva – SE), Nésio Fernandes (Secretaria de Atenção Primária à Saúde – SAPS), Ethel Maciel (Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente – SVS), Helvecio Magalhães (Secretaria de Atenção Especializada à Saúde – SAES), Ana Estela Haddad (Secretaria de Informação e Saúde Digital), Carlos Gadelha (Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde – SCTIE) e Weibe Tapeba (Secretaria de Saúde Indígena – SESAI).

Em cerimônia de posse, ministra Nísia Trindade apresenta nova equipe do Ministério da Saúde

Segundo a ministra da Saúde, Nísia Trindade, a nova gestão será pautada, sobretudo, pela ciência e pelo diálogo com a comunidade científica. Ela também destacou o compromisso da pasta de fortalecer a vacinação e o Sistema Único de Saúde (SUS). “Temos muita convicção na proteção das vacinas e lembro para os brasileiros completarem o esquema vacinal”, disse.

Assista, abaixo, a cerimônia de posse completa:

Perfil de Isabela Cardoso

Isabela Cardoso / Foto: Gilson Rabelo

Graduada em Serviço Social, com mestrado em Saúde Coletiva e doutorado em Administração, Isabela Cardoso é professora permanente do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA desde 2009. Atuou como diretora do ISC/UFBA no período de 2013 a 2021 e exerceu diversos outros cargos de gestão ao longo da carreira. Foi superintendente de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), de 2007 a 2009, e chefe de Gabinete da Reitoria da UFBA, de 2002 a 2006.

Líder do Grupo de Pesquisa “Trabalho, Educação e Gestão em Saúde”, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é membro da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e presidiu, em novembro do ano passado, o 13º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, considerado o maior evento da área no país.

Atualmente, é também coordenadora do Observatório de Análise Política em Saúde do ISC/UFBA, onde lidera os seguintes eixos de pesquisa: Modelos de Gestão Hospitalar no SUS, Trabalho e Educação na Saúde, Educação Permanente em Saúde. No curso da pandemia de Covid-19, coordenou ainda as investigações do projeto ObservaCovid, um amplo estudo cujo foco é analisar os modelos, estratégias e ações de vigilância em saúde em distintos níveis de atenção, para a redução da exposição ao risco de contaminação da Covid-19 na população e em trabalhadores de saúde.