
O professor Luis Eugenio de Souza, diretor do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, esteve em missão na África do Sul, entre os dias 18 e 22 de agosto, como copresidente do 18º Congresso Mundial de Saúde Pública (WCPH). O objetivo da atividade foi promover o evento e acompanhar os preparativos locais para a realização do encontro, que acontecerá em setembro de 2026, na Cidade do Cabo.
Ao lado da também copresidente, Harsha Somaroo, Luis Eugenio participou de agendas em Joanesburgo, Pretória e Cidade do Cabo. A primeira atividade foi a participação na Conferência dos Colégios de Medicina da África do Sul (CMSA), realizada na Universidade de Pretória entre os dias 19 e 21 de agosto, com o tema “Avançando a Medicina Especializada na África do Sul e na África”. Na ocasião, Harsha presidiu uma sessão sobre a integração entre a atenção primária e os serviços especializados, e Luis Eugenio apresentou a experiência brasileira de expansão da atenção especializada em saúde. O debate contou ainda com a participação de Saiendhra Moodley, membro do Comitê Gestor do Congresso (CMC).
Durante a conferência, os copresidentes estabeleceram contatos com importantes lideranças da saúde sul-africana, incluindo o ministro da Saúde, Aaron Motsoaledi, o diretor-geral adjunto do Seguro Nacional de Saúde, Nicholas Crisp, além de representantes da presidência do CMSA — Zach Koto, Daniel Montwedi, Mergan Naioo e Johan Fagan — e o CEO da instituição, Eric Buch.
A agenda incluiu também um seminário com docentes e estudantes da Escola de Saúde Pública da Universidade de Witwatersrand, coordenado por Laetitia Rispel, membro do CMC. No evento, o professor Luis Eugenio discutiu a experiência brasileira sobre a força de trabalho em saúde.
Em outra frente, os copresidentes se reuniram com os membros do CMC e com os copresidentes do Comitê Científico Internacional, sediado na África do Sul, Tracey Naledi e Lwando Maki. O encontro avaliou as ações já concluídas e em andamento, confirmando que a organização do 18º Congresso está no caminho certo, com os preparativos em ritmo acelerado.
A missão foi concluída com uma visita ao Centro Internacional de Convenções da Cidade do Cabo (CTICC), local que sediará o Congresso. Acompanhados por Nomusa Kila, executiva internacional do CTICC, os organizadores avaliaram que o espaço reúne condições adequadas para receber confortavelmente os delegados e garantir a realização de diversas sessões, estimulando o intercâmbio de conhecimentos e experiências.
Submissão de resumos para o 18º Congresso Mundial de Saúde Pública
Estão abertas as inscrições para submissão de resumos de workshops, apresentações orais e pôsteres do 18º Congresso Mundial de Saúde Pública (WCPH). O prazo para envio é 30 de novembro de 2025, por meio do portal oficial do evento.
Um número limitado de bolsas de viagem será disponibilizado para participantes que necessitem de apoio financeiro para comparecer ao Congresso. A concessão dessas bolsas terá como principal critério a necessidade, e os requisitos completos de elegibilidade serão divulgados em breve. Entre eles, está previsto que o candidato tenha submetido e aprovado um resumo.
Mais informações e o acesso ao sistema de submissão estão disponíveis em: wcph.org/abstracts.






