O projeto PrEP1519 – “Estudo da Efetividade da PrEP entre Homens Adolescentes que Fazem Sexo com Homens e Mulheres Transgênero entre 15 e 19 Anos e em Risco Substancial de Infecção pelo HIV” publicou um suplemento com 10 artigos na revista Cadernos de Saúde Pública, periódico da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz).
Os textos da publicação (acesse: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/home/volume/40/fasciculo/363) apresentam aspectos metodológicos e dados quantitativos e qualitativos do estudo. Além de questões da metodologia, da gênese e do cenário em torno do desenvolvimento da pesquisa, os artigos trazem reflexões sobre risco, prazer e processos dos adolescentes ao decidirem incorporar a PrEP como método preventivo diante de um possível contato com o HIV e o papel das estratégias utilizadas no projeto para informação e sensibilização desse público.
Os trabalhos abordam ainda aspectos estruturais e individuais relacionados à alta vulnerabilidade ao HIV e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) entre adolescentes homens cisgênero que fazem sexo com homens (HSH) e mulheres adolescentes trans. E discutem os desafios para a vinculação de adolescentes a serviços de PrEP, as experiências dessa população com o uso da PrEP no cotidiano e fatores tocantes à resistência de profissionais de saúde que trabalham em serviços especializados em HIV/aids à indicação da PrEP.
“Esperamos que a publicação desses resultados colabore para impulsionar a agenda de prevenção do HIV e das ISTs entre adolescentes e atraia a atenção de todas as partes interessadas relevantes (incluindo autoridades de saúde pública) para as necessidades específicas dessa população”, destaca o editorial.
Para o professor Laio Magno, que coordena o estudo na capital baiana, o suplemento “tem um impacto muito importante no campo científico e também no campo das políticas públicas, porque pode embasar intervenções de saúde pública para melhorar a realidade que encontramos de alta vulnerabilidade nessa população”. Leia também matéria elaborada pela equipe da pesquisa: https://prep1519.org/2023/04/05/estudo-prep1519-publica-suplemento-nos-cadernos-de-saude-publica/
Projeto PrEP1519
O PrEP1519 é coordenado pela professora Inês Dourado (ISC/UFBA) e investiga a efetividade da Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) entre adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como mulheres transexuais ou travestis ou como homens cisgêneros gays, bissexuais ou que fazem sexo com outros homens (HSH) em três capitais brasileiras: Salvador (BA), Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP). Conheça o site da pesquisa: https://prep1519.org/
Para acessar o suplemento, clique em: http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/home/volume/40/fasciculo/363