[:pb]A nova pesquisa do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA é a primeira a avaliar e demonstrar que a imunidade à dengue pode proteger contra uma infecção por zika em populações humanas. Desde que foi publicada na Science, uma das revistas acadêmicas mais prestigiadas do mundo, na última quinta-feira (7), o assunto ganhou as páginas de versões impressas e digitais de grandes veículos do país.
A pesquisa foi feita em colaboração com a Fiocruz Bahia e outros parceiros internacionais, como a Escola de Saúde Pública da Universidade de Yale, nos Estados Unidos. Os pesquisadores acompanharam 1.453 moradores do bairro de Pau da Lima, em Salvador, entre os meses de março e outubro de 2015.
Os dados mostram que nessa localidade cerca de 73% das pessoas investigadas contraíram zika durante o período de surto da doença. Mas houve redução de contágio em até 25% entre aqueles que desenvolveram anticorpos após uma infecção anterior de dengue. Em alguns subgrupos, esse percentual chegou a 44% no índice de redução.
Você também pode conferir as matérias completas através dos links abaixo.
O GLOBO
https://oglobo.globo.com/sociedade/quem-contraiu-dengue-tem-25-menos-chance-de-ter-zika-23436275
GALILEU
TV BAHIA
https://globoplay.globo.com/v/7364811/
GAZETA ONLINE
CORREIO*
A TARDE
TRIBUNA DA BAHIA
https://www.trbn.com.br/materia/I14977/dengue-pode-proteger-contra-o-zika-diz-estudo-do-isc-ufba
IBAHIA
[:]