O Programa Integrado Comunidade, Família e Saúde: sujeitos, contextos e políticas públicas do Instituto de Saúde Coletiva e o Projeto ORÍ – Racismo e Desigualdades Sociais em Saúde Mental no Brasil vêm a público manifestar repúdio ao ato de racismo direcionado ao companheiro de uma das pesquisadoras do Projeto, no dia 07 de outubro de 2025. Este ato revela o racismo estrutural que ainda permeia as relações sociais e de poder e causa danos à saúde física e mental das pessoas afetadas.

Repudiamos com firmeza qualquer ato ou discurso discriminatório por parte de qualquer pessoa interna ou externa ao Projeto, em qualquer circunstância e contexto. Expressamos nossa irrestrita solidariedade às pessoas afetadas, reafirmando nosso compromisso com um ambiente acadêmico pautado nos princípios do antirracismo, anti-LGBTQIAPN+fobia, anticapacitismo e contra qualquer outra forma de discriminação.

O racismo é uma violência que causa profundo sofrimento psíquico, e combatê-lo é a razão de ser da nossa existência como rede. O ato cometido inflige um dano moral coletivo, especialmente aos indivíduos negros e negras que buscam em nosso espaço um ambiente de acolhimento e segurança.

Dada à gravidade do episódio, ao tomar conhecimento do mesmo, a coordenação tomou medidas imediatas, conversando com todas as partes envolvidas. Esta carta é o resultado dessas conversas. Gostaríamos de informar que a pessoa envolvida foi afastada de suas funções no Grupo ORÍ. Além disso, estamos desenvolvendo coletivamente um protocolo de convivência e conduta, orientado pelos princípios do Grupo ORÍ, para orientar a equipe.

Reiteramos nosso compromisso inegociável com a luta antirracista e com a construção de uma saúde mental que reconheça e enfrente as dores causadas pelo racismo estrutural. Seguiremos firmes em nosso propósito de construção de uma rede de apoio e resistência, e não pouparemos esforços para reparar a confiança abalada e aprender com este triste episódio para seguir adiante, mais fortalecidas(os) e vigilantes. Seguiremos lutando por uma sociedade mais justa, onde o respeito às diversidades e aos direitos humanos sejam fundamentos ético-políticos inegociáveis.

Salvador, 14 de outubro de 2025

Assinam

Coordenação do Grupo ORÍ

Coordenação do Programa Integrado Comunidade Família e Saúde – FASA