O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) lamenta o falecimento do médico Francisco de Assis Machado, mais conhecido como Chicão, ocorrido na madrugada de segunda-feira, 5 de agosto.
Defensor incansável da democracia e da justiça social, esteve profundamente comprometido com o movimento da Reforma Sanitária no Brasil. Integrou a equipe da Secretaria de Saúde de Minas Gerais e foi responsável pela criação dos primeiros Centros Regionais de Saúde em Diamantina e Montes Claros, onde liderou o Projeto Montes Claros, uma importante iniciativa no campo da saúde coletiva.
Como presidente do Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (CEBES), trabalhou ao lado de Sérgio Arouca e Hésio Cordeiro durante os primeiros anos do SUS, no Ministério da Saúde e INAMPS. Também lecionou na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
Nos anos 1990, em Ouro Preto, coordenou a criação do primeiro Plano Municipal de Saúde, experiência que contribuiu para a detalhada operacionalização do SUS. Presidiu a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) de 1991 a 1994 e foi secretário de Saúde de Patos de Minas de 2001 a 2004.
A comunidade do ISC/UFBA manifesta profundo pesar, ao tempo em que se solidariza com familiares, colegas, amigos e admiradores.
Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza
Diretor
Instituto de Saúde Coletiva
Universidade Federal da Bahia