Como garantir que adolescentes em situação de vulnerabilidade tenham acesso à Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP)? Como criar vínculos e assegurar a adesão desses jovens a um dos métodos de prevenção mais efetivos na redução da transmissão do HIV no mundo? Essas são algumas das questões centrais que nortearam a construção do livro “Abordagens teóricas e práticas inovadoras no cuidado e na prevenção ao HIV entre adolescentes no Brasil”, lançado na última sexta-feira, 23 de agosto, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.
O evento reuniu os pesquisadores Laio Magno (UNEB), Inês Dourado (ISC/UFBA), Marcia Thereza Couto (FM-USP), Luís Augusto Vasconcelos (IHAC/UFBA), Marcelo Castellanos (ISC/UFBA) e Priscilla Caires (ISC/UFBA). Durante a sessão, a equipe compartilhou as experiências obtidas na implementação da PrEP para adolescentes acompanhados pelo PrEP15-19, primeiro estudo de coorte na América Latina a comprovar a efetividade da PrEP na prevenção do HIV entre adolescentes gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres transexuais de 15 a 19 anos.
Publicado pela Editora da UFBA (Edufba), o livro “Abordagens teóricas e práticas inovadoras no cuidado e na prevenção ao HIV entre adolescentes no Brasil” tem como base a experiência da primeira fase do estudo PrEP15-19, que ocorreu entre 2018 e 2021, nas cidades de Belo Horizonte, Salvador e São Paulo.
A obra explora como criar vínculos duradouros, manter a adesão a programas de prevenção e estimular a participação ativa desses jovens. Além disso, o livro discute o uso de novas tecnologias e mídias na construção de um diálogo eficaz com essa população, oferecendo contribuições que podem ser aplicadas a outros grupos vulneráveis.
Durante o lançamento, os autores destacaram a importância das abordagens interdisciplinares e inovadoras que emergiram do estudo, especialmente em um contexto marcado pelo conservadorismo político e pelos desafios impostos pela pandemia de Covid-19.
Os pesquisadores também discutiram as estratégias desenvolvidas para criar ambientes de atendimento acolhedores e adaptados às necessidades dos jovens LGBTQIAPN+, mostrando como a prevenção pode ser incorporada ao cuidado integral à saúde.
Para adquirir o livro “Abordagens teóricas e práticas inovadoras no cuidado e na prevenção ao HIV entre adolescentes no Brasil”, clique aqui.
Veja, abaixo, a galeria de fotos completa com alguns dos momentos que marcaram o lançamento da obra: