A segunda noite de atividades da Semana de Acolhimento da Graduação em Saúde Coletiva, realizada na terça-feira (17), foi marcada pelo compartilhamento de experiências exitosas dos egressos do curso e uma ampla discussão sobre a profissão do sanitarista e o mercado de trabalho.

A sessão contou com o lançamento do “ISCpod”, fruto do trabalho de conclusão de curso da graduação em Saúde Coletiva de Matheus Pedreira, sob orientação das professoras Marcele Paim (ISC/UFBA) e Yeimi López (ISC/UFBA). Com o slogan “Juntando vozes podemos construir saúde”, o primeiro episódio traz a participação da professora e pesquisadora Dandara Ramos (ISC/UFBA) para discutir sobre “Desenvolvimento e a Saúde Coletiva”.

Matheus Pedreira, residente em Planejamento e Gestão em Saúde e egresso da Graduação em Saúde Coletiva

“Esse podcast é para pesquisadores, estudantes, trabalhadores do SUS, e para toda a galera! Nós queremos propor reflexões e debates de outra forma: resgatando a cultura da oralidade e falando sobre a Saúde Coletiva para geral”, destaca Matheus Pedreira, atualmente residente em Planejamento e Gestão em Saúde, na apresentação do podcast.

Outros episódios estão previstos e devem ser lançados em breve. Para ouvir o primeiro episódio do ISCpod, na íntegra, é só acessar a plataforma abaixo.

Os participantes da Semana de Acolhimento da Graduação em Saúde Coletiva também puderam conhecer um pouco sobre a experiência em audiovisual de Gessinayde Queiroz, egressa da graduação e atualmente mestranda em Saúde Coletiva no ISC/UFBA. A estudante apresentou dois documentários que produziu ao longo da graduação e um terceiro elaborado para a Residência em Planejamento e Gestão em Saúde.

O primeiro trabalho, intitulado “.só”, foi desenvolvido como produto final da disciplina Cinema e Saúde, ministrada pela professora Ana Souto (ISC/UFBA), no ano de 2016. O objetivo é discutir as relações entre Solidão e Saúde, fomentado através da seguinte questão: “Solidão faz mal?”.

Gessinayde Queiroz, mestranda em Saúde Coletiva e egressa da Graduação e da Residência em Gestão e Planejamento em Saúde

O segundo documentário, BEM GORDA, foi seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Graduação em Saúde Coletiva, sob orientação do professor Jorge Iriart (ISC/UFBA). “Esse audiovisual nasce como denúncia e resistência, tecendo narrativas de mulheres gordas em seus processos de estigmatização, preconceito e discriminação dos seus corpos. É uma produção independente feita com uma câmera fotográfica e muita paixão numa caminhada solitária”, descreve Gessinayde Queiroz.

Com o título de “Travessias”, o terceiro documentário é resultado do Trabalho de Conclusão de Residência (TCR) de Gessinayde Queiroz em Planejamento e Gestão em Saúde, sob coordenação da professora Liliana Santos (ISC/UFBA). Para assistir aos três documentários, na íntegra, acesse os vídeos disponíveis abaixo:

A segunda noite da Semana de Acolhimento da Graduação em Saúde Coletiva contou ainda com a roda de conversa “A profissão do sanitarista e o mercado de trabalho”, ministrada pelas professoras Camila Reis (ISC/UFBA), doutoranda e também egressa da graduação do ISC, e Liliana Santos (ISC/UFBA), com a participação dos egressos Matheus Pedreira e Gessinayde Queiroz.

Antes, os estudantes participaram de uma visita pelas instalações do Instituto de Saúde Coletiva para conhecer a unidade. A atividade foi coordenada pelos professores Ismael Silveira (ISC/UFBA) e Marcele Paim (ISC/UFBA), respectivamente, vice-coordenador e coordenadora do Colegiado de Graduação em Saúde Coletiva. A visita guiada também contou com apoio do Centro Acadêmico de Saúde Coletiva (Casco).

O evento segue até esta quarta-feira (16) com uma programação especial para os estudantes da graduação. Para saber mais sobre as atividades, acesse o cronograma disponível em nosso site e redes sociais.