O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia marcou presença na cerimônia de lançamento da Rede Alyne de Cuidado Integral às Gestantes e Bebês, realizada na última quinta-feira (12), em Belford Roxo, Rio de Janeiro. A convite da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o ISC/UFBA foi representado pela Dra. Mônica Neri, coordenadora executiva do Centro Colaborador para Redução da Mortalidade Materna. O evento também contou com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Rede Alyne é uma reestruturação da antiga Rede Cegonha, com o objetivo de reduzir em 25% a mortalidade materna e em 50% a mortalidade materna entre mulheres negras até 2027. Para isso, o governo federal destinará R$ 4,85 bilhões na primeira fase do programa, com a construção de 60 novas maternidades e 90 centros de parto normal até 2026, além da ampliação de leitos de UTI materna e neonatal.

Durante o evento, o presidente Lula destacou a importância de garantir um atendimento humanizado e digno para as gestantes, especialmente em um país onde as disparidades étnico-raciais são evidentes. A Rede Alyne homenageia Alyne Pimentel, uma mulher negra de Belford Roxo que faleceu em 2002 devido à falta de assistência médica adequada, em um caso que resultou na condenação do Brasil por morte materna evitável em cortes internacionais.

A participação do ISC/UFBA no evento reforça o compromisso da instituição com a promoção de políticas públicas voltadas à redução da mortalidade materna, especialmente entre as populações mais vulneráveis. O lançamento da Rede Alyne representa um avanço importante na garantia de cuidados mais inclusivos e de qualidade para gestantes e bebês em todo o Brasil.

Veja abaixo, a galeria de fotos completa: