Entre os dias 21 e 23 de maio, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, representado pela Dra. Mônica Neri, participou da oficina “Estratégias para Redução da Morbimortalidade Materna: Capacitação para Emergências Obstétricas e Anticoncepção Imediata Pós-evento Obstétrico”, realizada em Brasília (DF). A atividade foi promovida pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
O evento contou com a presença de representantes de entidades atuantes na área, que discutiram aspectos relacionados ao panorama nacional da morbimortalidade materna, ao manejo das urgências e emergências obstétricas e aos desafios a serem superados na diversidade dos estados brasileiros.
No encontro, a diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, Aline Costa, a diretora do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, Olívia Medeiros, e a coordenadora-geral de Atenção à Saúde das Mulheres do Ministério da Saúde, Renata Reis, ressaltaram a importância de agregar esforços e ampliar parcerias para ações coordenadas que possam impactar no acesso a uma atenção obstétrica qualificada.
Consultores internacionais da OPAS, Dr. Claudio Sosa, Dr. José Rojas, Dr. Rodolfo Gomez e Dr. Gabriel Osanan, promoveram debates com atualizações sobre o manejo das urgências e emergências obstétricas, assim como sobre a contracepção imediata pós-parto e pós-aborto.
A iniciativa é uma ação da Rede Alyne, que tem como meta a redução da mortalidade materna em 25% até 2027 e a redução da mortalidade materna de mulheres pretas em 50% até 2027. A realização da oficina também dialoga com a agenda do dia 28 de maio, data em que se celebra o Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.
Na Bahia, o Centro Colaborador para Redução da Mortalidade Materna do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA tem desenvolvido e implantado projetos de capacitação e organização de serviços de saúde e manejo das urgências e emergências obstétricas com foco na promoção da saúde materna. Em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o centro já capacitou 80 profissionais de saúde de 15 municípios do estado nos últimos seis meses.















