Por Matheus Gomes / Ascom GeRaSUS

No dia 05 de maio, o Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA) deu início ao curso GeRaSUS: Violências de gênero, raça, classe e etnia no âmbito do trabalho em saúde no Sistema Único de Saúde. A iniciativa é fruto de cooperação técnica com o Ministério da Saúde e pretende capacitar profissionais de saúde do estado da Bahia para o enfrentamento a violências estruturais, presentes no trabalho do SUS

No total, serão quatro módulos de encontros ministrados à distância, divididos nos temas: Gênero, Trabalho e Saúde; Raça, Etnia e Interseccionalidade; Discriminações Múltiplas e Violências no Trabalho em Saúde.

Na abertura do primeiro módulo, a coordenadora do projeto e docente do ISC/UFBA, Ana Paula dos Reis, apresentou a estrutura do curso e ministrou a aula denominada “Uma introdução ao conceito de gênero e sua aplicação no campo da saúde”. O encontro teve como objetivo fornecer aos cursistas uma compreensão sobre aspectos históricos do conceito de gênero e sua aplicação no campo da Saúde.

No segundo encontro, a professora Estela Aquino (ISC/UFBA) ministrou a aula “Gênero, trabalho e saúde nas esferas pública e privada”, em que abordou as configurações do mundo do trabalho e gênero, a partir de uma perspectiva interseccional.

Já no terceiro dia de curso, a ênfase foi sobre as relações entre Cuidado e Gênero, em aula ministrada pela professora Camila Fernandes, do Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

A condução das próximas aulas ficará a cargo das professoras Claudia Bonan (Instituto Fernandes Figueira – IFF/Fiocruz), Ana Flávia D’Oliveira (USP) e Ariana Celis Alcantara (USP).