Com informações da Sesab

Desde o último domingo (2), a 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS) reúne, em Brasília, mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações. Dentre esses participantes, estão professores, pesquisadores e estudantes do Instituto de Saúde Coletiva, que compõem a Delegação da Bahia, formada por cerca de 180 membros.

O tema da Conferência deste ano é “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!” e tem como objetivo promover debates e discussões para a construção de políticas públicas que podem direcionar as ações e decisões do Governo Federal em relação ao Sistema Único de Saúde (SUS).

O evento segue até a próxima quarta-feira (5). Ao todo, segundo o Ministério da Saúde, 4.048 pessoas de todos os estados do país foram eleitas delegadas para deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional será apresentado na plenária nacional para servirem de subsídio para o Plano Plurianual de 2024 – 2027.