A construção de laços comunitários tem relação com a promoção da saúde (PS)? O que podemos destacar ao pensar na relação entre a dimensão psicossocial e a PS? Integrante do projeto “Elaboração do Índice Brasileiro de Promoção da Saúde”, a pesquisadora Monique Esperidião (ISC/UFBA) fala sobre a dimensão psicossocial na saúde e na promoção da saúde.
O IBPS é desenvolvido por um grupo de pesquisadores do ISC/UFBA e do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs) da Fiocruz Bahia, com o apoio da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde. A iniciativa visa elaborar e disseminar um índice que gere informações mais próximas aos municípios brasileiros, por meio da combinação de dados oficiais já disponíveis.
Tendo como ponto de partida o conceito ampliado de saúde, a equipe do projeto tem considerado seis dimensões que ajudam a entender e mapear diferentes âmbitos envolvidos na promoção da saúde: política, econômica, social, psicossocial, ambiental e cultural.
O projeto é coordenado pela pesquisadora Joilda Nery (ISC/UFBA) e inclui uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFBA. A tese da pesquisadora Danielle Cruz está sendo desenvolvida sob a orientação da professora Maria Yury Ichihara e coorientação do professor Maurício Barreto, ambos do Cidacs/Fiocruz BA.
Acompanhe o andamento das etapas do IBPS no Instagram em @indicepromocaodasaude
#IBPS #Promocaodasaude #ISC #UFBA #Cidacs