Com informações do projeto PrEP 15-19 Escolhas

Este ano, o projeto teve uma participação significativa no evento. Além de organizar dois simpósios em parceria com o Project PrEP, da Universidade Wits da África do Sul, os pesquisadores também contribuíram com quatro apresentações de pôsteres e uma apresentação na modalidade oral.

Na seção no “Global Village”,  um espaço dentro da conferência dedicado a promover a conexão, compartilhamento e aprendizado entre comunidades de todo o mundo, alguns jovens participantes do estudo compartilharam suas experiências na sessão “ Get in the game: A collective effort for youth-led sexual and reproductive health, and monitoring to build visionary communities for change” (Entre no jogo: Um esforço coletivo para a saúde sexual e reprodutiva liderada por jovens e monitoramento para construir comunidades visionárias para a mudança).

Um dos educadores par, Thiago Faria, também fez uma apresentação falando de suas experiências nas ações de recrutamento e de criação de demanda com os adolescentes. E Beo Leite, jovem mulher trans e pesquisadora, compartilhou os desafios que jovens LGBTQIA+ enfrentam para acessar informações adequadas sobre HIV, testes, tratamento e PrEP.

Os pesquisadores em sentido horário – Inês Dourado, Laio Magno, Dulce Ferraz, Beo Leite e Fabiane Soares, apresentando nos simpósios no AIDS 2024

Os dois simpósios aconteceram na segunda-feira, 22 de julho, e ambos foram participações de vários pesquisadores do  do PrEP 15-19 Escolhas em conjunto com os pesquisadores do Project PrEP, da Universidade Sul-Africana Wits, nos quais foram apresentados alguns dos trabalhos publicados no suplemento no Journal of Adolescent Health . O primeiro discutiu as lições aprendidas na oferta ampliada de PrEP para jovens, e o segundo abordou o impacto da implementação desses serviços na saúde sexual dos jovens. Esses dois projetos são voltados para a implementação de PrEP para adolescentes e recebem financiamento da Unitaid, uma agência vinculada à Organização Mundial da Saúde (OMS)

A pesquisadora Beo Leite falou sobre sua participação no simpósio e no evento. “O congresso conseguiu abranger desde áreas clínicas até as ciências sociais, com as participações mais diversas possíveis. Me senti representada”, destacou Beo.

A pesquisadora Suelen Seixas apresentando no AIDS 2024

Também houve a apresentação oral de Suelen Seixas, que discutiu sobre a percepção e a iniciação de PrEP entre homens que fazem sexo com homens e mulheres trans, a partir dos dados da coorte do estudo. Suelen participou da Conferência através do programa de bolsas de estudos da International AIDS Society (IAS) e destacou o apoio recebido  da organização  do congresso. “Estavam sempre disponíveis, desde o início até o dia da minha apresentação, e foram muito solícitos. Isso me deu muita tranquilidade. Minha primeira apresentação em um congresso desse porte foi encantadora para mim”.

O assistente de pesquisa Pedro Almeida apresentando seu pôster no AIDS 2024

Nos pôsteres, Fabiane Soares apresentou, no dia 24 de julho, um estudo sobre a autopercepção de risco de HIV e fatores associados entre jovens de minorias raciais e de gênero. Também foi apresentado o trabalho da pesquisadora Diana Zeballos sobre a relação entre a  prescrição   de PrEP por profissionais médicos e da enfermagem ou só de médicos, e a superestimação da adesão autorrelatada pelos jovens. No dia seguinte, Beo Leite discutiu o impacto da pandemia de Covid-19 na adesão à PrEP e no uso de preservativos e Pedro Almeida apresentou dados sobre o uso de preservativos entre adolescentes iniciados na PrEP. “Com certeza, foi uma das melhores experiências que pude ter, a oportunidade de apresentar um trabalho no maior congresso de AIDS ainda na graduação”, disse Pedro, que é estudante de medicina da UNEB, sobre sua participação no evento.

Thiago Faria contando sobre sua experiência como educador par no AIDS 2024

O PrEP15-19 Escolhas também esteve presente na seção Global Village, onde foi exibido um vídeo com depoimentos de jovens atendidos pelo projeto. Além disso, Thiago Faria compartilhou seu trabalho de conscientização entre jovens sobre a prevenção ao HIV e outras IST. “Foi uma experiência muito importante, não só pela minha apresentação, mas principalmente por estar presente dividindo espaço com grandes pesquisadores sobre HIV em um dos principais eventos sobre o assunto. Um momento em que o mundo se reúne para discutir, e ainda mais colocando as pessoas em primeiro lugar na discussão, como foi o tema deste ano”, disse Thiago. “Tive o privilégio de poder mostrar a importância de ferramentas educativas, acolhedoras e acessíveis para que os jovens possam acessar a prevenção”.

Ainda no Global Village, foi exposta uma obra de arte colaborativa feita pelas equipes  do PrEP15-19 e do Project PrEP, da Universidade Sul Africana Wits. A obra passou pelo Brasil e pela África do Sul antes de ser finalizada em Munique e teve por objetivo representar a juventude e a sua saúde sexual, colocando em evidência a prevenção de IST e a saúde reprodutiva em uma outra perspectiva: na dos jovens de populações socialmente vulneráveis.

Pesquisadores do PrEP 15-19 e do Project PrEP da Universidade Sul Africana Wits no Global Village

O tema de mobilização social do AIDS 2024 foi #Putpeoplefirst, uma chamada global a se unir em torno de um princípio simples: Coloque as pessoas em primeiro lugar!