Autora: Ana Flávia Nery
O Projeto ECLIPSE, dedicado à pesquisa e conscientização à Leishmaniose Cutânea e vinculado ao ISC/HUPES UFBA, alcançou um marco significativo com a participação de oito pesquisadores brasileiros em um Encontro Transnacional no Sri Lanka. Os pesquisadores Leny Trad (FASA/ISC/UFBA), Paulo Machado (SIM/HUPES/UFBA), Greice Viana, Diana Anunciação (UFRB), Raiça Bomfim, Ana Flávia Nery, Gisele Santana e Júlia Mota estiveram no país asiático de 7 a 13 de dezembro.
Durante essa semana intensiva, os representantes do ECLIPSE Brasil engajaram-se em uma série de atividades enriquecedoras. As experiências incluíram apresentações culturais, proporcionando uma imersão na rica diversidade do Sri Lanka. Além disso, os pesquisadores visitaram comunidades previamente estudadas pelo time do ECLIPSE Sri Lanka, nas localidades de Pawakkulama, Padaviya e Katiyawa, a fim de aprofundar a compreensão sobre o empoderamento comunitário em detrimento da Leishmaniose.
O Projeto ECLIPSE – que é financiado pelo NIHR – tem se consolidado como referência internacional de estudos acerca do engajamento comunitário em pesquisas de saúde. Um dos principais diferenciais do Projeto é a frequente articulação entre as artes e a ciência, como provedora de um bem-estar individual e coletivo.
Uma visita ao hospital escola de Anuradhapura permitiu aos pesquisadores uma visão prática e valiosa das condições médicas e de saúde na região. Discussões aprofundadas sobre a Leishmaniose Cutânea na área foram conduzidas, promovendo a troca de conhecimentos e estratégias entre os representantes do projeto ECLIPSE de diferentes partes do mundo.
O Encontro Transnacional reuniu não apenas os pesquisadores do ECLIPSE Brasil, mas também representantes do Reino Unido, Etiópia e Sri Lanka. Essa diversidade de perspectivas fortaleceu a colaboração global no enfrentamento da Leishmaniose, estimulando o empoderamento comunitário e a busca por soluções abrangentes.
O Projeto ECLIPSE continua a trilhar caminhos inovadores na pesquisa e prevenção da Leishmaniose, consolidando parcerias internacionais e promovendo a disseminação eficaz de conhecimentos. O encontro no Sri Lanka é mais um passo importante nessa jornada global contra uma doença que afeta comunidades em diversas partes do mundo.