O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) torna pública a 1ª retificação do Edital de Chamada Pública nº 01/2026, referente ao processo seletivo para o Curso de Aperfeiçoamento: Enfrentamento de Violências de Gênero, Raça, Etnia e Classe no âmbito do trabalho em saúde no SUS (GeRaSUS).
A retificação altera a nomenclatura do curso, que passa a se chamar oficialmente Curso de Extensão Violências Interseccionais e Trabalho no Sistema Único de Saúde (180 horas), substituindo a denominação anteriormente divulgada.
Além da atualização do nome, o edital também prorroga o período de inscrições.
📌 Novo prazo de inscrição
As inscrições, iniciadas em 13 de janeiro de 2026, foram prorrogadas até às 23h59 do dia 10 de março de 2026.
📍 Link para inscrição:
https://form.jotform.com/251394582224660
Sobre o curso
O Curso de Extensão Violências Interseccionais e Trabalho no Sistema Único de Saúde (180 horas) é realizado pelo ISC/UFBA, por meio de instrumento de cooperação técnica com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), em conformidade com a Resolução nº 02/2012 do Capex/UFBA.
A formação busca contribuir para a capacitação de trabalhadoras e trabalhadores do SUS no estado da Bahia, com foco no enfrentamento às violências de gênero, raça, etnia, classe, orientação sexual e outras formas de opressão e discriminação nos ambientes de trabalho, a partir de uma perspectiva interseccional.
O curso terá carga horária total de 180 horas, na modalidade híbrida, com atividades síncronas, assíncronas, encontros presenciais e supervisão para elaboração de plano de intervenção.
📅 Período de realização: 17 de março a 10 de junho de 2026.
Público-alvo
Serão ofertadas 50 vagas para trabalhadoras e trabalhadores do SUS, com nível superior.
Dúvidas não atendidas pelo edital devem ser encaminhadas exclusivamente para:
gerasusbahia@gmail.com
A retificação completa do edital está disponível para consulta no site do ISC.







