No dia 15 de outubro, o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) realizou uma oficina presencial em Brasília como parte das ações do projeto “Fortalecimento da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde no âmbito do SUS ao nível municipal, estadual e nacional”, coordenado pela professoras Liliana Santos e Marcele Paim, em cooperação técnica com a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES/MS) do Ministério da Saúde.

A atividade integrou a Linha 3 do projeto, dedicada ao monitoramento e avaliação da implantação dos Planos Estaduais e Municipais de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde – PEGTES, coordenada pela Profa. Monique Esperidião. A oficina reuniu gestores e técnicos da SGTES, especialistas convidados, além dos professores Luis Eugenio de Souza e Isabela Pinto e das mestrandas Adryellen Bezerra  e Mainara Freire, integrantes da equipe. 

O encontro teve como principal objetivo apresentar e discutir o quadro preliminar de indicadores desenvolvido pelo ISC/UFBA para aprimorar o acompanhamento e a avaliação dos PEGTES. Esse conjunto de indicadores permitirá monitorar, de forma sistemática e integrada, processos e resultados relacionados às dimensões de Governança, Gestão da Educação e Gestão do Trabalho, pilares fundamentais para o fortalecimento do SUS no território brasileiro.