A Equipe do Instituto de Saúde Coletiva – ISC/UFBA em Cooperação Técnica com o Núcleo de Promoção de Atividade Física (NUPAF/DEPPROS/SAPS/MS) e o Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas em Saúde (NAPS), do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS), no desenvolvimento do projeto “Estudo de avaliabilidade do Programa Academia da Saúde (PAS)”, coordenado pelo Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS), que tem por realizar uma avaliabilidade do Programa Academia da Saúde realizou uma Oficina de Trabalho para a validação do Modelo Lógico e apresentação dos encaminhamentos das atividades realizadas como parte do TED nº 99/2024 que tem por objetivo fomentar estudos que contribuam para a produção de conhecimento no campo das Avaliações de no Sistema Único de Saúde (SUS).

Participaram da Oficina o Núcleo de Promoção de Atividade Física (NUPAF/DEPPROS/SAPS/MS), área técnica demandante da pesquisa avaliativa da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (SAPS) e o Núcleo de Avaliação de Políticas Públicas em Saúde (NAPS) do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/SECTICS/MS), bem como pesquisadores convidados com expertise em avaliação e estudos de avaliabilidade e experiência de gestão e pesquisas sobre o PAS. A oficina aconteceu em Brasília, Distrito Federal no dia 05 de novembro de 2025.

O modelo lógico do PAS teve como propósito apresentar uma visão abrangente e estruturada do programa, de modo a trazer subsídios para os processos de avaliação, orientação e planejamento de ações e decisões. Foi elaborada uma matriz organizada a partir de uma estrutura lógica derivada dos eixos de atuação do PAS, conforme definidos na Portaria de Consolidação nº. 5/2017.

O modelo lógico sistematizou relações causais entre os componentes, objetivos, insumos, ações, produtos, resultados e impactos, de forma a representar a operacionalização do programa de modo que as contribuições sobre o material elaborado servirão para definir este importante instrumento de referência para a avaliação.