
A tese de doutorado de Gabriela dos Santos Silva, egressa do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA), orientada pela Profa. Dra. Clarice Mota e coorientada pela Profa. Dra. Leny Trad, foi premiada com Menção Honrosa no Prêmio UFBA de Teses e Dissertações (ano 2024).
Intitulada “AQUILOMBADA RESISTO. FORJEMOS UM MUNDO NOVO! Escrevivências de Mulheres Negras Ativistas do Campo da Saúde da População Negra da Bahia”, a pesquisa lança luz sobre as trajetórias, resistências e produções de mulheres negras que têm sido fundamentais na consolidação do campo da Saúde da População Negra no estado da Bahia e no Brasil.
A partir da escrevivência e da interseccionalidade, visibiliza resistências ao racismo, amplia vozes silenciadas e reivindica o Bem-Viver como horizonte. É um trabalho de reparação histórica que reconhece o protagonismo de mulheres negras na luta pelo SUS e pela justiça social.
Em breve, a tese será publicada em formato de livro pela Editora Dialética, trazendo como prefácio o texto potente e inspirador da Profa. Dra. Maria Inês Barbosa, uma das maiores referências nacionais da Saúde Coletiva, da luta antirracista e na formulação de políticas públicas voltadas à equidade racial em saúde. O prefácio assinado pela professora confere ainda mais densidade e reconhecimento à relevância científica, política e afetiva da obra.