Com reverência às mais velhas, às mais novas e às iguais, o Saúde Coletiva em Debate da última sexta-feira (18) promoveu um espaço de escuta, afeto e resistência, abrindo os caminhos para o Seminário “Nas Teias e Territórios de Anansi: saberes e vivências dos povos Quilombolas e de Terreiros no campo da Saúde”, que será realizado entre os dias 27 e 29 de agosto, em Salvador.
Inspirado nas tradições afro-brasileiras, o padê de saberes reuniu vozes e presenças de mulheres negras que, em suas trajetórias, cultivam o cuidado, a espiritualidade e o compromisso com o coletivo.
Para esse momento de partilha, convidamos Ìyá Márcia d’Ọgún (Renafro), Yarobá Iêda Santos (Renafro/Sesab), Rosane Jovelino (Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape) e Larissa Soares (Coletivo de Estudantes Quilombolas da UFBA), sob a coordenação de Silvia Amorim (Quilombo das Iyás).
A sessão foi um reconhecimento dos saberes ancestrais que sustentam formas próprias de viver e cuidar, evocando os compromissos ético-políticos que atravessam os territórios de terreiro e quilombo.
Além de lançar as sementes para o seminário “Nas Teias e Territórios de Anansi”, o padê de saberes também integrou as celebrações do Julho das Pretas do ISC, mês dedicado à valorização das lutas, resistências e conquistas das mulheres negras na sociedade.🖤
A íntegra do evento está disponível no canal do ISC no YouTube (link acima). O vídeo é acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).
📌 Anote na agenda! O seminário “Nas Teias e Territórios de Anansi” acontece nos dias:
🗓️ 27, 28 e 29 de agosto de 2025
📍 UFBA – Campus de Ondina – Salvador/BA
⏰ Das 8h às 16h
🔗 Inscreva-se agora, gratuitamente, pelo site do evento: https://seminarioanansi.org.






