Para marcar o Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho, o eixo temático “Medicamentos, Sangue, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária” do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) promoveu, nos dias 13 e 14 de junho, uma atividade de extensão especial para refletir sobre a doação de sangue, os serviços de hemoterapia e o papel do SUS na formação profissional em saúde.
A mesa de abertura contou com a presença do professor Luis Eugênio de Souza, diretor do ISC/UFBA, da professora Ana Cristina Souto, coordenadora do eixo temático no OAPS, e da professora Mariluce Souza, coordenadora do evento. Em seguida, a assistente social Társila Castro (Fundação Hemoba) palestrou sobre a importância da doação de sangue e os desafios para a captação de doadores na Bahia.
⠀
No segundo dia, a professora Mariluce Souza discutiu os aspectos da Política de Sangue no Brasil e Patrícia Alcântara (ISC/UFBA – Hemoba) abordou os serviços de hemoterapia nas Redes de Atenção à Saúde.
⠀
Na parte final da manhã, foram realizados também dois minicursos simultâneos: “Atuação médica na área de hemoterapia”, com o Dr. Marinho Marques (UNEB e Hemoba), voltado a estudantes de medicina; e “Transfusão de sangue e hemocomponentes e a atenção multiprofissional”, com Ivanildo Gama (Hupes), destinado a estudantes de cursos da área de saúde.
⠀
A comissão organizadora do evento contou com a participação das professoras Mariluce Souza e Yara Ramos, e dos estudantes Joadson Brandão e Caroline Gabrielle, com apoio das equipes do Hemoba e do Hupes.
A atividade reuniu estudantes da área de saúde da UFBA e de outras instituições de ensino e pesquisa com o objetivo de fortalecer a formação crítica sobre as políticas de sangue no Brasil, a qualificação profissional e a defesa do SUS.







