Promover e co-construir um importante espaço de cuidado e diálogo com a população em áreas vulnerabilizadas de Salvador. Essa é a proposta das Feiras de Saúde, realizadas no âmbito do projeto de extensão Comunidade em Ação pela Saúde e Ambiente (CASA) e da pesquisa participativa EduPop Saúde Periferia, inciativa de Educação Popular em Saúde das Comunidades Periféricas de Salvador, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.
Coordenado pelos professores Federico Costa, Cleber Cremonese e Samilly Miranda, o projeto CASA integra uma série de iniciativas voltadas à promoção da saúde e à melhoria da qualidade de vida em áreas vulnerabilizadas da capital baiana.
O principal objetivo das Feiras de Saúde é dialogar e oferecer às comunidades participantes das pesquisas do projeto CASA os resultados das análises sorológicas realizadas, além de sensibilizar a população sobre temas de prevenção e saúde ambiental. Assim, as feiras funcionam como eventos de devolutiva dos estudos conduzidos pelo projeto e espaços de Educação Popular em Saúde, abordando doenças como dengue, zika, covid-19, leptospirose e toxoplasmose.
Além disso, as Feiras de Saúde promovem uma gama de serviços e atividades voltadas para o bem-estar dos moradores. A população participa da construção e tem acesso a serviços de saúde como vacinação para humanos e animais, aferição de pressão e glicemia, marcação de consultas e atendimentos odontológicos, incluindo aplicação de flúor e orientação sobre higiene bucal, realizadas em parceria com serviços de saúde locais e demais instituições públicas responsáveis pelo saneamento básico da cidade. As feiras também promovem atividades educativas para crianças, oficinas de repelentes naturais e distribuem brindes e lanches, reforçando o cuidado com a saúde de maneira ampla e acessível.
Com uma periodicidade que varia entre uma ou duas edições por ano em cada comunidade, as Feiras de Saúde são co-construídas e organizadas por moradores do Grupo Comunitário e pela equipe multiprofissional do projeto CASA, composta por mestrandos, doutorandos, pós-doutorandos e estudantes de iniciação científica das mais diversas áreas do conhecimento, como biologia, geografia, medicina veterinária e saúde coletiva. Essa diversidade de especializações e conhecimento popular reflete a abordagem integrada adotada nas feiras, que unem diferentes saberes em prol da saúde coletiva.
As comunidades contempladas até o momento incluem os bairros de Nova Sussuarana, Arenoso, Jardim Santo Inácio e Calabetão. Em breve, as Feiras de Saúde também serão ampliadas para as comunidades de Nova Constituinte e Periperi, reforçando o compromisso do ISC/UFBA em construir coletivamente com as comunidades e em levar cuidados de saúde e conhecimento à população, criando um espaço de articulação com os serviços de saúde locais e fortalecendo a promoção da saúde de forma participativa e integrada.