O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) lamenta o falecimento da pesquisadora e professora Maria Eliana Labra, ocorrido na última segunda-feira, 12 de agosto.
Formada em Ciências Políticas e Administrativas pela Universidade do Chile, seu país de origem, Eliana Labra era mestra em Administração Pública e doutora em Ciência Política. Trabalhou como pesquisadora titular e professora no Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (DAPS) da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP/Fiocruz) até se aposentar, em 2008.
Eliana Labra também organizou uma das primeiras obras sobre saúde das mulheres no Brasil em uma perspectiva feminista. O livro “Mulher, Saúde e Sociedade no Brasil” refletiu a riqueza dos anos 80 – com a luta pela democracia, a Reforma Sanitária, o Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher (PAISM), a constituinte e o lobby do batom, a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) e inúmeros encontros em defesa dos direitos reprodutivos.
A comunidade do ISC/UFBA manifesta profundo pesar, ao tempo em que se solidariza com familiares, colegas, amigos e admiradores da professora Eliana Labra.
Luis Eugenio Portela Fernandes de Souza
Diretor
Instituto de Saúde Coletiva
Universidade Federal da Bahia