O Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA) recebeu na última quarta-feira, 05 de junho, a visita de representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). A reunião teve como objetivo discutir a possibilidade do Programa Integrado de Economia, Tecnologia e Inovação em Saúde (PECS) tornar-se um centro colaborador da OPAS na área de economia e financiamento em saúde.

Na ocasião, estiveram presentes Ernesto Báscolo, chefe da Unidade de Atenção Primária à Saúde e Serviços Integrados da OPAS; Claudilene Souza Fortaleza, consultora nacional da unidade técnica de Sistemas e Serviços de Saúde do escritório da OPAS/OMS; e Rebeca Carmo de Souza Cruz, consultora técnica nacional da OPAS.

A colaboração deve ampliar a rede de colaboração da OPAS para apoiar seu trabalho e, ao mesmo tempo, oferecer ao novo Centro Colaborador da OPAS/OMS uma maior visibilidade e reconhecimento para questões de economia e financiamento da saúde.

Além disso, o centro poderá cooperar com a OMS em uma ampla gama de atividades, como análise e processamento de dados, produção de informações comprovadas por evidências, construção de relatórios técnicos, treinamento na área, entre outros serviços/produtos.