Luis Eugenio de Souza, diretor do Instituto de Saúde Coletiva (ISC/UFBA)

Com informações do Ministério da Saúde

A Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, por meio do Departamento de Ciência e Tecnologia (Decit/Sectics), lançou nesta terça-feira, 24, o livro “Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS”. O Instituto de Saúde Coletiva (ISC) da UFBA desempenhou papel fundamental na construção do material, aplicando sua experiência e conhecimento para criar uma obra abrangente e informativa.

Durante a cerimônia de lançamento, o professor Luis Eugenio de Souza, diretor do ISC/UFBA, ressaltou a importância da iniciativa para o aprimoramento da eficiência e efetividade das políticas públicas. “O Estado brasileiro está se qualificando para devolver à sociedade, em termos de políticas e de serviços, aquilo que é a sua missão: gerir com eficiência os recursos que a sociedade destina às políticas públicas”, declarou o professor Luis Eugenio de Souza na abertura do evento.

Maurício Barreto, professor do ISC/UFBA e coordenador do Cidacs/Fiocruz Bahia

Para o professor Maurício Barreto (ISC/UFBA), coordenador do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia), o lançamento da obra, através da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde, evidência o vínculo necessário entre as políticas públicas com as investigações sobre problemas relacionados à sociedade brasileira.

“É a ideia de usar a avaliação de impacto como instrumento de pesquisa e de conhecimento do que está acontecendo com a sociedade, não somente em relação às políticas, mas também outros fatores que atuam e interferem nas condições de saúde da população.”, destacou o professor Maurício Barreto.

Érika Aragão, professora do ISC/UFBA e diretora da DESID/SCTIE

A professora Érika Aragão (ISC/UFBA), diretora do Departamento de Economia da Saúde, Investimento e Desempenho (DESID) da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde (SCTIE), falou sobre o processo de construção da obra, iniciado em 2018, e impulsionado pela dificuldade dos pesquisadores e profissionais em encontrar orientações específicas para o campo da saúde.

“É um trabalho extremamente colaborativo, com a participação de diversas instituições, que traz uma discussão sobre as possibilidades e limites da avaliação de impacto, cujo objetivo principal é melhorar a vida das pessoas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS)”, concluiu Érika Aragão.

Para assistir à transmissão completa do lançamento, acesse o vídeo abaixo:

Sobre a obra

O livro “Avaliação de Impacto das Políticas de Saúde: Um Guia para o SUS” vai ao encontro da crescente necessidade de qualificação na gestão pública e da criação de normativas que estabelecem a obrigatoriedade de pesquisas avaliativas que meçam a efetividade e o desempenho das políticas públicas nos órgãos públicos. A avaliação destas pesquisas se caracteriza como instrumento para um melhor investimento do orçamento público, melhoria na qualidade da gestão e análise da efetividade das ações do Estado.

Voltada especificamente para as políticas públicas de saúde, a publicação é uma ferramenta que pode auxiliar de forma mais clara os gestores da saúde e pesquisadores, já que oferece um referencial metodológico abrangente para a avaliação de políticas de saúde, com foco especial na avaliação de impacto. Reunindo professores e pesquisadores especializados, a obra proporciona uma visão diversificada e rica, representando uma rede de cientistas comprometidos em gerar conhecimento que informe o processo de tomada de decisões em políticas públicas.

O conteúdo está disponível no portal AvaliaSUS, de forma que gestores e técnicos tenham acesso a ferramentas conceituais e metodológicas para avaliações de políticas de saúde, e, também, para contribuir com a qualificação contínua dos profissionais do SUS em avaliação de políticas. A iniciativa visa fortalecer as capacidades das secretarias estaduais e municipais, bem como de todos os interessados na área, permitindo que conduzam suas próprias avaliações de impacto de políticas, programas e projetos de maneira mais eficaz.