O Instituto de Saúde Coletiva da UFBA promove, até o dia 18 de agosto, o curso de formação para cuidadores sociais que integrarão a equipe do Programa Maior Cuidado no município de Salvador. O projeto tem como objetivo oferecer cuidados socioassistenciais e de saúde a idosos em situação de vulnerabilidade social e melhorar a qualidade de vida de 50 famílias na capital baiana.

A formação para cuidadores sociais é oferecida para 50 pessoas, de 21 anos ou mais, com formação de nível médio, residentes no território dos Distritos Sanitários Cabula/Beiru e Cajazeiras. Todos os participantes receberão certificado de cuidador social de idosos, emitido pelo ISCUFBA.

Com duração de 100 horas, o curso é dividido em três módulos com os seguintes temas: “Envelhecimento e Dependência”, “Cuidados Socioassistenciais e de Saúde” e “Cuidador Social e Familiar no Território”.

Dentre os 50 cuidadores sociais que concluírem o curso, 17 serão contratados para atuar na prestação dos cuidados aos idosos e seus familiares, no ambiente domiciliar. Os cuidadores cumprirão uma carga horária de 44 horas semanais, de segunda a sexta feira, e serão responsáveis pelo cuidado de 3 a 4 idosos, a depender da necessidade de cuidados, prescritos no plano de cuidados.

A previsão é que os 17 cuidadores sociais selecionados comecem a trabalhar nos domicílios de 50 famílias atendidas pelo Programa Maior Cuidado a partir do mês de setembro.

No total, 4.089 pessoas se inscreveram no processo seletivo para cuidadores sociais de idosos no Programa Maior Cuidado, em Salvador. O edital com as informações sobre a contratação foi publicado no dia 4 de julho de 2023, através da Fundação Escola Politécnica da Bahia (FEP). A divulgação do processo seletivo contou com apoio do Centro de Referência Estadual de Atenção à Saúde do Idoso (CREASI).

O Programa Maior Cuidado é resultado de uma parceria entre o ISC/UFBA e o Ministério da Saúde, por meio do projeto “Estudo e pesquisa sobre a saúde da pessoa idosa”, em articulação com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (SEMPRE).

Saiba mais: ISC/UFBA coordena programa para atendimento a idosos em situação de vulnerabilidade