Abordar a temática da migração e refúgio, assim como suas implicações no âmbito da Atenção Primária a Saúde (APS). Essa foi a proposta do curso de qualificação, realizado no mês de julho, para profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) de Itapuã, no município de Salvador.

A capacitação é resultado de uma articulação do Instituto de Saúde Coletiva (ISCUFBA) com o Núcleo de Apoio a Migrantes e Refugiados (NAMIR), programa de extensão permanente registrado na Pró- reitoria de Extensão da UFBA, e a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador.

O curso está em consonância com o objetivo do NAMIR de estabelecer parcerias com órgãos públicos e privados para criar uma rede de assistência humanitária e acesso aos serviços públicos.

“O NAMIR reforça a necessidade de intervenção social intensiva no processo migratório com acolhimento digno no âmbito educação, saúde, direitos humanos, entre outras áreas, tendo a Universidade como indutora e difusora dos direitos humanos e de políticas públicas”, destaca a professora Yara Oyram, representante do ISC nas atividades do Núcleo.

Como resultado do curso de aperfeiçoamento, foi proposta a elaboração de um fluxograma para o acolhimento de migrantes na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde (SUS).