“Doe sangue, doe plasma, compartilhe a vida, compartilhe com frequência” é o lema da campanha do Dia Mundial do Doador de Sangue de 2023 da Organização Mundial da Saúde (OMS). Comemorada no dia 14 de junho, a data destaca a importância da doação regular de sangue ou plasma para a criação de um suprimento de sangue e hemoderivados seguro, sustentável e disponível.
O Instituto de Saúde Coletiva da UFBA tem desenvolvido estudos sobre a Política de Sangue, Componentes e Hemoderivados através do eixo temático de Estudos e Pesquisas em Política de Medicamentos, Sangue, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária do Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS/ISC/UFBA). O interesse pela política, planejamento e gestão dos serviços hemoterápicos tem direcionado pesquisas e ampliado o conhecimento sobre outros países.
No início deste mês, a Profa. Dra. Mariluce Souza realizou visita no Serviço Nacional de Transfusão de Sangue, de Malta (NBTS/MT), onde foi recebida pela Senior Staff Nurse Caroline Cassar. O objetivo da visita foi conhecer a estrutura, organização, ações e equipe do serviço neste país europeu, localizado no Mediterrâneo, e considerado um dos menores países do mundo.









![[:pb]Estudo do ISC aponta bairros com os melhores e piores índices de isolamento social em Salvador[:en]ISC study points out neighborhoods with the best and worst social isolation rates in Salvador[:es]Estudio de ISC señala vecindarios con las mejores y peores tasas de aislamiento social en Salvador[:]](https://isc.ufba.br/wp-content/uploads/2020/05/957778-1430242388lobato_6.jpg)