Texto de Rafael Santana, Inês Dourado e Thais Aranha (editado)
A equipe do PrEP1519 compartilhou as experiências do projeto na 24ª Conferência Internacional de AIDS (AIDS 2022), realizada em Montreal, no Canadá, de 29 de julho a 2 de agosto. Durante o evento, os pesquisadores apresentaram sete trabalhos com as evidências sobre a implementação da Profilaxia Pré-exposição ao HIV (PrEP) entre adolescentes gays, homens que fazem sexo com homens (HSH), travestis e mulheres transexuais, de 15 a 19 anos, residentes nas cidades de Salvador, São Paulo e Belo Horizonte.
Com ampla participação de membros da sociedade interessados no tema HIV/aids, a conferência teve como objetivo apresentar e discutir as evidências mais recentes, definir futuras agendas de pesquisa e de financiamento, além de apresentar novas recomendações para a resposta mundial à epidemia.
O projeto foi representado no evento pelos coordenadores do PrEP1519 em Salvador, professora Inês Dourado (ISC/UFBA) e professor Laio Magno (Uneb/UFBA), além dos pesquisadores Fabiane Soares (ISC/UFBA), Joilson Paim (ISC/UFBA) e Thaís Aranha (Uneb/UFBA).
Além da apresentação dos trabalhos, a equipe se reuniu com profissionais da área de prevenção do programa global de HIV, hepatite e IST da Organização Mundial da Saúde para informar sobre o andamento do novo estudo de implementação da profilaxia pré-exposição ao HIV (PrEP) com uso de antirretrovirais de longa duração como o cabotegravir injetável, cujo trabalho de campo deve começar no mês de outubro.
A professora Inês Dourado também integrou a comissão que organizou as sessões e os trabalhos apresentados como parte da Track D on Social and behavioural science da AIDS 2022. Os membros do comitê desempenham um papel ativo na preparação do programa da conferência AIDS 2022.
Para acessar os trabalhos apresentados durante a conferência, clique aqui.