A Universidade de Harvard publicou um relatório especial para marcar os 10 anos de parceria entre a instituição e pesquisadores brasileiros que investigam sobre Desenvolvimento na Primeira Infância. Entre os colaboradores em destaque, está a pesquisadora Darci Neves, professora do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e membro do Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI).
À publicação, Darci Neves agradeceu a oportunidade de integrar o grupo de pesquisadores com formação acadêmica tão sólida e diversificada relacionada ao desenvolvimento infantil. “A complexidade de nossa tarefa de sintetizar e atualizar a base do conhecimento científico sobre o desenvolvimento infantil levou a conversas benéficas em torno de conectar os pontos do pensamento científico, além de cada um de nossos campos específicos de produção acadêmica, com o objetivo de comunicar claramente com os formuladores de políticas públicas brasileiras”, disse.
O Comitê Científico do Núcleo Ciência Pela Infância (NCPI) é um grupo multidisciplinar de cientistas brasileiros que busca sintetizar o conhecimento científico sobre o desenvolvimento da Primeira Infância em uma perspectiva mais integrada. Além da professora Darci Neves, o Comitê é composto por mais 25 investigadores de referência com competências nas áreas da educação, medicina, saúde pública, enfermagem, epidemiologia, neurociência, psicologia, psiquiatria, economia, demografia, planejamento urbano, gestão e políticas públicas.
A edição especial também cita 9 trabalhos assinados pelo grupo e que podem ser acessados através dos links a seguir:
1 – O impacto do desenvolvimento na Primeira Infância sobre a aprendizagem
2 – Funções executivas e desenvolvimento na primeira infância: habilidades necessárias para a autonomia
3 – Importância dos vínculos familiares na primeira infância
4 – Visita domiciliar como estratégia de promoção do desenvolvimento e da parentalidade na primeira infância
5 – Impactos da Estratégia Saúde da Família e Desafios para o Desenvolvimento Infantil
6 – O Bairro e o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância
7 – Repercussões da Pandemia de COVID-19 no Desenvolvimento Infantil
8 – Racismo, Educação Infantil e Desenvolvimento na Primeira Infância
9 – Educação Infantil de Qualidade
Desde 2011, o David Rockefeller for Latin American Studies (DRCLAS) e o Center on the Development Child da Harvard Unitersity trabalham com parceiros, pesquisadores e líderes brasileiros com o objetivo de promover avanços na ciência, educação, políticas e práticas da Primeira Infância. O relatório de 10 anos da parceria Harvard-Brasil destaca os projetos, descobertas, resultados e impactos ligados aos esforços dessa colaboração. Para acessar a publicação completa, clique aqui.