A cada dez escolas de medicina existentes no Brasil, cerca de seis estão localizadas nas regiões Sul e Sudeste do país (58%). Dos 357 cursos de Medicina em atividade em outubro de 2020, 28% estão localizados em capitais (102) e 60% são vinculados a instituições privadas. Essas são algumas das informações que poderão ser acessadas através do painel do Diretório das Escolas de Medicina (Direm), que será lançado nesta quarta-feira (14), às 15h, na sala Z5 do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem).
A iniciativa é fruto da parceria do Instituto Nacional de Ciência, Tecnologia e Equidade em Saúde (INCT/Inteqs) com a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas).
No lançamento do diretório, estarão presentes o coordenador do INCT/Inteqs, Naomar de Almeida Filho; o diretor vice-presidente da Abem, Sandro Schreiber de Oliveira; a Coordenadora da Unidade Técnica de Capacidades Humanas para a Saúde da Opas, Mônica Padilha; o coordenador técnico do Direm, Marcelo Dourado, a professora associada da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB/Unesp), Eliana Cyrino; e a doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/Ufba), Ana Maria Rico.
O webinário também será transmitido ao vivo através do canal da Abem no YouTube (www.youtube.com/c/ABEMNacional).
Informações confiáveis
O Direm organiza uma série de informações sobre o ensino médico no Brasil e disponibiliza o acesso a partir de três ferramentas: um painel interativo, no qual é possível visualizar geograficamente e com o auxílio de indicadores o panorama das escolas de medicina do País; um buscador de cursos, em que os usuários poderão encontrar informações detalhadas sobre cada instituição e curso de medicina; e, por fim, uma área destinada para o compartilhamento de informações, a partir de análises críticas produzidas por uma rede interdisciplinar de pesquisadores de diversos centros de pesquisa.
“A plataforma tem uma estrutura bastante abrangente que permite múltiplas abordagens”, explica, Marcelo Dourado, professor adjunto do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (IHAC/Ufba) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade (PPGEISU/IHAC/Ufba).
O diretório poderá ser utilizado para diversas finalidades: candidatos que queiram acesso a informações sobre as diversas escolas de medicina, como vagas, composição do corpo docente e avaliação do curso; pesquisadores, que poderão interpretar, analisar e produzir conhecimento sobre a formação de recursos humanos em saúde; gestores envolvidos com planejamento educacional ou dos sistemas de saúde, que poderão dispor de informação suficiente e atualizada para aperfeiçoar o monitoramento e avaliação do sistema de formação de médicos e apoiar a tomada de decisão.
Assim será possível, por exemplo, planejar melhor a abertura de novas vagas a partir da quantidade de médicos que estão se formando em determinado local, reduzindo a carência de recursos humanos no sistema de saúde. Também será possível acompanhar os indicadores dos processos de avaliação conduzidos pelo Ministério da Educação.
Além de informações sobre identificação e funcionamento individual das escolas e cursos de medicina no País, nesta primeira etapa, o Direm disponibilizará dados, em nível nacional, regional e por unidade da federação, sobre o número de instituições, natureza jurídica (pública x privada); taxa de ocupação, concorrência e sucesso; composição dos corpos discentes e docentes e conceitos obtidos na avaliação dos cursos. A plataforma será lançada em versão experimental (beta) e terá suas funcionalidades implantadas até o final de 2020.
[:en]For every ten medical schools in Brazil, about six are located in the South and Southeast regions of the country (58%). Of the 357 Medicine courses in operation in October 2020, 28% are located in capitals (102) and 60% are linked to private institutions. These are some of the information that can be accessed through the panel of the Directory of Medical Schools (Direm), which will be released on Wednesday (14), at 3 pm, in room Z5 of the 58th Brazilian Congress of Medical Education (Cobem).
The initiative is the result of a partnership between the National Institute of Science, Technology and Equity in Health (INCT / Inteqs) with the Brazilian Medical Education Association (Abem) and the Pan American Health Organization (PAHO).
At the launch of the directory, the INCT / Inteqs coordinator, Naomar de Almeida Filho; Abem’s vice-president director, Sandro Schreiber de Oliveira; the Coordinator of the Technical Unit of Human Capabilities for Health at PAHO, Mônica Padilha; the technical coordinator of Direm, Marcelo Dourado, the associate professor at the Faculty of Medicine of Botucatu at Universidade Estadual Paulista (FMB / Unesp), Eliana Cyrino; and the doctor in Collective Health from the Institute of Collective Health of the Federal University of Bahia (ISC / Ufba), Ana Maria Rico.
The webinar will also be broadcast live through Abem’s YouTube channel ( www.youtube.com/c/ABEMNacional ).
Reliable information
Direm organizes a series of information about medical education in Brazil and provides access using three tools: an interactive panel, in which it is possible to view the panorama of medical schools in the country geographically and with the help of indicators; a course finder, in which users can find detailed information about each institution and medical course; and, finally, an area for sharing information, based on critical analyzes produced by an interdisciplinary network of researchers from different research centers.
“The platform has a very comprehensive structure that allows multiple approaches”, explains, Marcelo Dourado, associate professor at the Institute of Humanities, Arts and Sciences at the Federal University of Bahia (IHAC / Ufba) and coordinator of the Graduate Program in Interdisciplinary Studies about the University (PPGEISU / IHAC / Ufba).
The directory can be used for several purposes: candidates who want access to information about the different medical schools, such as vacancies, faculty composition and course evaluation; researchers, who will be able to interpret, analyze and produce knowledge about the training of human resources in health; managers involved with educational planning or health systems, who may have sufficient and updated information to improve the monitoring and evaluation of the medical training system and support decision making.
Thus, it will be possible, for example, to better plan the opening of new vacancies based on the number of doctors who are graduating in a given location, reducing the shortage of human resources in the health system. It will also be possible to monitor the indicators of the evaluation processes conducted by the Ministry of Education.
In addition to information on the identification and individual functioning of schools and medical courses in the country, in this first stage, Direm will provide data, at national, regional and unit level, on the number of institutions, legal nature (public x private) ; occupancy rate, competition and success; composition of student and teaching bodies and concepts obtained in the evaluation of courses. The platform will be launched in an experimental version (beta) and its features will be implemented by the end of 2020.
[:es]De cada diez facultades de medicina en Brasil, unas seis están ubicadas en las regiones Sur y Sudeste del país (58%). De los 357 cursos de Medicina en funcionamiento en octubre de 2020, el 28% están ubicados en capitales (102) y el 60% están vinculados a instituciones privadas. Estas son algunas de las informaciones a las que se puede acceder a través del panel del Directorio de Facultades de Medicina (Direm), que se dará a conocer el miércoles (14), a las 3 pm, en la sala Z5 del 58 Congreso Brasileño de Educación Médica (Cobem).
La iniciativa es el resultado de una alianza entre el Instituto Nacional de Ciencia, Tecnología y Equidad en Salud (INCT / Inteqs) con la Asociación Brasileña de Educación Médica (Abem) y la Organización Panamericana de la Salud (OPS).
En el lanzamiento del directorio, el coordinador del INCT / Inteqs, Naomar de Almeida Filho; El vicepresidente y director de Abem, Sandro Schreiber de Oliveira; la Coordinadora de la Unidad Técnica de Capacidades Humanas para la Salud de la OPS, Mônica Padilha; el coordinador técnico de Direm, Marcelo Dourado; la profesora asociada de la Facultad de Medicina de Botucatu de la Universidade Estadual Paulista (FMB / Unesp), Eliana Cyrino; y la doctora en Salud Colectiva del Instituto de Salud Colectiva de la Universidad Federal de Bahía (ISC / Ufba), Ana María Rico.
El webinar también se retransmitirá en directo a través del canal de YouTube de Abem ( www.youtube.com/c/ABEMNacional ).
Información confiable
Direm organiza una serie de información sobre la educación médica en Brasil y brinda acceso a través de tres herramientas: un panel interactivo, en el cual es posible visualizar el panorama de las facultades de medicina del país geográficamente y con la ayuda de indicadores; un buscador de cursos, en el que los usuarios pueden encontrar información detallada sobre cada institución y curso médico; y, finalmente, un espacio de intercambio de información, basado en análisis críticos producidos por una red interdisciplinar de investigadores de diferentes centros de investigación.
“La plataforma tiene una estructura muy completa que permite múltiples enfoques”, explica Marcelo Dourado, profesor asociado del Instituto de Humanidades, Artes y Ciencias de la Universidad Federal de Bahía (IHAC / Ufba) y coordinador del Programa de Posgrado en Estudios Interdisciplinarios. sobre la Universidad (PPGEISU / IHAC / Ufba).
El directorio se puede utilizar para varios propósitos: candidatos que deseen acceder a información sobre las diferentes facultades de medicina, como vacantes, composición de la facultad y evaluación de cursos; investigadores, que serán capaces de interpretar, analizar y producir conocimientos sobre la formación de recursos humanos en salud; gerentes involucrados en la planificación educativa o los sistemas de salud, quienes pueden tener información suficiente y actualizada para mejorar el seguimiento y evaluación del sistema de formación médica y apoyar la toma de decisiones.
Así, será posible, por ejemplo, planificar mejor la apertura de nuevas vacantes en función del número de médicos que se están graduando en una ubicación determinada, reduciendo la escasez de recursos humanos en el sistema de salud. También será posible monitorear los indicadores de los procesos de evaluación que realiza el Ministerio de Educación.
Además de la información sobre la identificación y funcionamiento individual de las escuelas y cursos de medicina del país, en esta primera etapa, Direm brindará datos, a nivel nacional, regional y unitario, sobre el número de instituciones, naturaleza jurídica (pública x privada) ; tasa de ocupación, competencia y éxito; composición de los cuerpos de estudiantes y docentes y conceptos obtenidos en la evaluación de cursos. La plataforma se lanzará en una versión experimental (beta) y sus características se implementarán a fines de 2020.
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