Evento reunirá pesquisadores, trabalhadores do SUS e militantes populares para debater as emergências climáticas e o protagonismo dos movimentos sociais.

Diante das transformações e impactos das emergências climáticas e de suas  implicações diretas sobre os cenários social e sanitário do Brasil, o Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes), o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde (MapaMovSaúde) e a Cooperação Social da Fiocruz realizam, nos dias 30 e 31 de outubro de 2025, os Encontros Ciência, Saúde e Participação Popular, no Auditório do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador (BA).

O evento reunirá pesquisadores, trabalhadores do SUS e militantes de movimentos sociais para discutir um dos temas mais urgentes do nosso tempo: os impactos das emergências climáticas sobre a saúde e o bem-estar da população. As inscrições são gratuitas e estão abertas para participação presencial. O evento será transmitido pelos canais das organizações realizadoras no YouTube.

Mais de 50 movimentos sociais e organizações da sociedade civil são esperados ao longo dos dois dias dos encontros. No dia 30 ocorrerá a Oficina-Assembleia do MapaMovSaúde, que reunirá coletivos, entidades e organizações populares para debater como os movimentos sociais podem atuar frente às transformações tecnológicas, às mudanças climáticas e às novas expressões das desigualdades, reafirmando sua força política e propositiva na construção de uma saúde democrática.

Já no dia 31, o seminário abordará em três painéis temáticos a agenda das injustiças ambientais e climáticas e colocará em pauta perguntas essenciais, com o intuito da reflexão e construção de respostas coletivas.

Estão confirmadas as presenças dos pesquisadores Jairnilson Paim, Naomar Almeida Filho, Luis Eugenio Souza (ISC/UFBA); Lucia Souto (Fiocruz/MapaMovSaúde), Carlos Fidelis (Presidente do Cebes e COC/Fiocruz); Heliana Emetério (Conselho Nacional de Saúde); Marco Gêmeo (Conselho Estadual de Saúde da Bahia); Moisés Borges (Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB); Matheus Brito, (Saúde da População Quilombola – Ministério da Saúde); Andréa Ferreira (Associação de Pesquisa Iyaleta); Fabricio Brito (Grupo de Arte Popular A Pombagem / Periferia Brasileira de Letras – PBL); Fernanda Santos (Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência (RS); Mariane Panek (Direito à Cidade da População LGBTQUIAPN+ (PR); José Santos (Observatório Popular de Injustiças Climáticas – RN); Sabrina Santos (Observatório De Olho Na Quebrada – SP); Cristiane Martins (Coletivo de Pesquisa Construindo Juntos- RJ); Graciela Gachi (Assentamento Santa Rita de Cássia II do MST em Nova Santa Rita (RS), entre outros.

Encontros Ciência, Saúde e Participação Popular
Datas: 30 de outubro – das 14h às 17h; e 31 de outubro – das 9h às 17h
Local: Auditório do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA)
Endereço: R. Basílio da Gama, s/n – Canela, Salvador – BA,
Inscrições pelo link:
https://www.even3.com.br/encontros-ciencia-saude-e-participacao-popular-638212/
As vagas são limitadas à capacidade do auditório (140 lugares).

O evento será transmitido pelos canais YouTube
ISC/UFBA (https://www.youtube.com/labvideoisc),
Cebes (https://www.youtube.com/@Cebesbrasil)
Cidades em Movimento (https://www.youtube.com/@cidadesemmovimento) MapaMovSaúde (https://www.youtube.com/@MapaMovSaude)