Nesta sexta-feira (30), o Saúde Coletiva em Debate propõe uma reflexão crítica sobre as vivências de mulheres indígenas nos cuidados biomédicos em saúde reprodutiva no Brasil. A sessão acontece às 10 horas, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no campus do Canela.
Para falar sobre o assunto, convidamos as pesquisadoras Cecilia McCallum (MUSA/ISC/UFBA – Departamento de Antropologia e Etnologia/UFBA) e Maiara Santana (FACED/UFBA – MUSA/ISC/UFBA). A sessão também contará com a participação dos debatedores Ísis Jikitaiá (indígena Pataxó, doula e mestranda do PPGA-UFBA) e Taquari Pataxó (indígena Pataxó e mestrando do PPGA-UFBA), sob coordenação da professora Greice Menezes (MUSA/ISC/UFBA).
Com base em uma abordagem de justiça reprodutiva, o seminário busca oferecer um diálogo qualificado sobre os desafios enfrentados por mulheres indígenas na assistência biomédica em saúde reprodutiva no contexto pós-pandemia.
O debate parte de uma revisão bibliográfica e da análise de entrevistas com mulheres indígenas, construindo uma leitura interseccional sobre os impactos do gênero e do racismo obstétrico em suas experiências de cuidado.
🗓 Data: 30/05/2025 (sexta-feira)
⏰ Horário: 10 horas
📍Local: Auditório do ISC/UFBA, no campus do Canela
🌐 Título da sessão: “Enquadrando Experiências de Indígenas Mulheres nos Cuidados Biomédicos em Saúde Reprodutiva no Brasil”
✔ Palestrantes:
Cecilia McCallum (MUSA/ISC/UFBA – Departamento de Antropologia e Etnologia/UFBA)
Maiara Santana (FACED/UFBA – MUSA/ISC/UFBA)
✔ Debatedores:
Ísis Jikitaiá (indígena Pataxó, doula e mestranda do PPGA-UFBA).
Taquari Pataxó (indígena Pataxó e mestrando do PPGA-UFBA).
✔ Coordenação:
Greice Menezes (MUSA/ISC/UFBA)






![[:pb]Convite – EDUFBA[:]](https://isc.ufba.br/wp-content/uploads/2018/08/LIVRO-CS-SITE-DO-ISC-324x160.jpg)