O Observatório de Análise Política em Saúde (OAPS) promove na próxima segunda-feira (29), às 13 horas, uma palestra sobre “A Sociologia do espaço social portuense: elementos para a compreensão de um programa de pesquisa”, a ser ministrada pelo professor Virgílio Borges Pereira, catedrático de sociologia da Universidade do Porto.

Para participar, acesse o link: bit.ly/palestraOAPSsociologia

Sobre o palestrante:

O professor Virgilio é sociólogo, mestre e doutor em Sociologia pela Universidade do Porto. Ele desenvolveu vários trabalhos de investigação focados na sociologia das classes sociais e das práticas simbólico-ideológicas, com especial atenção ao legado sociológico da obra de Pierre Bourdieu.

Em suas análises, privilegia as realidades da cidade do Porto e das regiões do Vale do Ave e do Vale do Sousa, dedicando-se à construção de espaços sociais, estilos de vida e tomadas de posição, bem como à análise das respectivas relações com o espaço físico.

As suas pesquisas combinam abordagens sociológicas e históricas, analisando as relações entre grupos sociais dominantes e aqueles menos favorecidos. Além disso, a política de habitação e seus efeitos urbanos e sociais também são objetos de seu estudo.