Seguindo a agenda dedicada ao Mês da Luta Antimanicomial, o Instituto de Saúde Coletiva da UFBA promove na próxima sexta-feira (23), às 8h30, a exibição do longa-metragem documental Reexistir por Linhas Transmutáveis – Histórias da Reforma Psiquiátrica e da Luta Antimanicomial Baiana, dirigido por Talbert Ígor. A sessão será realizada no auditório do ISC/UFBA, no campus do Canela. A entrada é gratuita.
O filme retrata as atividades realizadas em Salvador (BA) durante o mês de maio de 2024, no contexto do Projeto Psyglocal, com destaque para rodas de conversa, oficinas, festivais e mobilizações coletivas que marcaram a agenda da luta antimanicomial na cidade. Entre os grupos participantes estão o Papo de Mulher, a Associação Metamorfose Ambulante de Usuários e Familiares (AMEA), a Comunidade de Fala e outros coletivos vinculados aos CAPS da capital baiana.
A obra também apresenta entrevistas com pesquisadores e militantes que abordam a história e os desafios da reforma psiquiátrica no Brasil e na Bahia. Além disso, documenta ações preparatórias para a Parada do Orgulho Louco e o Festival de Artes da Saúde Mental — eventos que simbolizam a potência da arte e da militância na promoção dos direitos das pessoas com sofrimento psíquico.







![[:pb]24/09 – ISC em Casa debate “Aborto seguro na América Latina: a experiência da Argentina, México e Uruguai”[:]](https://isc.ufba.br/wp-content/uploads/2021/09/WhatsApp-Image-2021-09-21-at-09.32.54-324x160.jpeg)