Filmes para o público infantil e infanto-juvenil, atividades lúdicas e contação de histórias são os destaques do “Cine Raiz: Da Consciência ao Cuidado”, evento que acontecerá na Sala de Cinema Walter da Silveira, no bairro dos Barris (Salvador/BA), no dia 19 de novembro de 2025, das 10h às 13h. A programação é gratuita e todos os filmes têm classificação indicativa livre. A iniciativa é promovida pelo Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil), com apoio institucional da Diretoria de Audiovisual da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Dimas/Funceb).

O “Cine Raiz: Da Consciência ao Cuidado” reunirá produções audiovisuais que dialogam com temas como meio-ambiente, saúde, mobilidade urbana, cuidados com o planeta, direito à terra e a importância do brincar. Na primeira sessão serão apresentados os curtas-metragens “Esta Lã é Minha” (Duilio Gatti), “Floresta que Refresca” (Ianah Maia) e “Teo, o menino azul” (Hygor Amorim). A segunda sessão contará com a exibição do filme “Terras que libertam – histórias dos Cupertinos” (Diosmar Filho e Harrison Araújo), seguida da apresentação da trilha sonora com Maurício Lourenço. A programação contempla ainda atividades lúdicas e contação de histórias, com a participação da autora Carla Pinto Bittencourt.

A iniciativa acontece no âmbito do projeto “Efeito da mobilidade urbana e das áreas verdes na sustentabilidade da dieta e nos desfechos de saúde: o papel interseccional das desigualdades sociais”, um estudo suplementar ao ELSA-Brasil com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que integra três eixos – mobilidade urbana, sustentabilidade da dieta e áreas verdes – com foco nas interseccionalidades de raça, gênero e classe social. Suas ações incluem atividades de extensão, promoção da saúde e popularização da ciência.

Sobre o ELSA-Brasil:

O Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) é uma das maiores pesquisas em saúde pública do país e a maior coorte da América Latina, acompanhando a saúde de 15.105 participantes, servidores/as públicos, mulheres e homens, de seis capitais brasileiras desde 2008. O estudo tem financiamento do Ministério da Saúde/Governo Federal. Na Bahia, é conduzido pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA). Mais informações sobre a pesquisa: www.elsabrasil.org

Programação:

10h – 10h45

Sessão 1 – Exibição de curtas-metragens para público infantil (03 a 10 anos)

“Esta Lã é Minha” (Duilio Gatti)

Curta-metragem | Animação | 7’43” | 2018 | Argentina | Livre

Sinopse: Uma pequena ovelha quer descobrir o que sua dona está fazendo com a lã que lhe é retirada. Ela segue cada passo que a tecelã dá até chegar à raiz da questão.

“Floresta que Refresca” (Ianah Maia)

Curta-metragem | Animação | 05:11 |2019 | Brasil| Livre

Sinopse: Você sente que a temperatura está mais quente? Que regime de chuvas mudou? Sabe aquela árvore que foi retirada do quintal ou da calçada? Pois bem, ela faz muita diferença para o equilíbrio climático da sua comunidade, da sua cidade e do planeta, visse?! O filme aborda a problemática das mudanças climáticas e propõe uma reflexão sobre a nossa relação com o meio ambiente.

“Teo, o menino azul” (Hygor Amorim)

Curta-metragem | Animação | 11 minutos | 2022 | Brasil | Livre

Sinopse: Teo é um garoto que não se conforma com as coisas erradas no mundo e descobre através de um sonho que a solução para muitos problemas pode ser pintar as coisas de azul claro. Para mudar o mundo, ele decide contar isso para os chefes de estado, mas não tem o retorno esperado. Com isso, percebe que ele mesmo pode ser a mudança do mundo.

10h45 – 11h30

Atividades lúdicas e contação de histórias com a participação da autora Carla Pinto Bittencourt.

11h30 – 13h

Sessão 2 – Exibição do filme “Terras que libertam – histórias dos Cupertinos” (Diosmar Filho e Harrison Araújo) para o público juvenil (15 a 18 anos), seguida da apresentação da trilha sonora com Maurício Lourenço e debate.

Documentário | 52min | 2021 | Brasil | Livre

Sinopse: O filme apresenta a trajetória da população negra quilombola na Chapada Diamantina (Bahia-Brasil). Um movimento de liberdade com a liderança dos irmãos Júlio Cupertino e Jaime Cupertino, insurgentes em consciência negra no sentido de nascer e viver nas terras ancestrais quilombolas da Caatinga. O documentário revela a contemporaneidade da luta quilombola pelos direitos territoriais e sociais, a defesa do Território Quilombola de Vazante contra Barragem Baraúnas e a liberdade do guerreiro Julio Cupertino – ancestral no Território de Baixão Velho.

 

Serviço:

O que: Cine Raiz: Da Consciência ao Cuidado

Data: 19 de novembro de 2025

Horário: 10h às 13h

Local: Sala de Cinema Walter da Silveira (Rua General Labatut, nº 27, subsolo da Biblioteca Pública dos Barris, Salvador – BA)

Quanto: Gratuito