🌿 O Saúde Coletiva em Debate pede licença às mais velhas, às mais novas e às iguais para promover um padê de saberes — ritual simbólico inspirado nas tradições afro-brasileiras — como parte do processo de construção do Seminário “Nas Teias e Territórios de Anansi: saberes e vivências dos povos Quilombolas e de Terreiros no campo da Saúde”.

🗓 A sessão será realizada nesta sexta-feira (18), às 10 horas, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no campus do Canela.

A atividade propõe a evocação da ancestralidade, da espiritualidade e dos compromissos ético-políticos que atravessam os modos de cuidar nos territórios quilombolas e de terreiros.

Para esse encontro tão especial, convidamos Ìyá Márcia d’Ọgún (Renafro),
Yarobá Iêda Santos (Renafro /Sesab), Rosane Jovelino (Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape) e Larissa Soares (Coletivo de estudantes quilombolas da UFBA). A sessão será coordenada por Silvia Amorim (Quilombo das Iyás).

O evento também integra as celebrações do Julho das Pretas no ISC, mês dedicado à valorização das lutas, resistências e conquistas das mulheres negras na sociedade. 🖤

A sessão será acessível em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e transmitido ao vivo pelo canal do ISC no YouTube: youtube.com/labvideoisc

📌 Informações:

🗓 Data: 18/07/2025 (sexta-feira)
⏰ Horário: 10 horas
📍 Local: Auditório do ISC/UFBA – Campus do Canela
🌐 Título da sessão: “Padê de saberes: pedindo licença às mais velhas, às mais novas e às iguais”
🎤 Palestrantes:
* Ìyá Márcia d’Ọgún (Renafro)
* Yarobá Iêda Santos (Renafro/Sesab)
* Rosane Jovelino (Conselho Quilombola da Bacia e Vale do Iguape)
* Larissa Soares (Coletivo de estudantes quilombolas da UFBA)
🗣 Coordenação:
* Silvia Amorim (Quilombo das Iyás)
📺 Transmissão ao vivo: youtube.com/labvideoisc
🤟 Evento acessível em Libras