O Saúde Coletiva em Debate desta semana apresentará a sessão “A jornada dos dados administrativos para a pesquisa em saúde: a plataforma de dados desidentificados do Cidacs”, que acontece às 10h, no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, no campus do Canela.

O encontro tem como objetivo apresentar a Plataforma de Dados Desidentificados (PDD-Cidacs), uma iniciativa inovadora do Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz Bahia) que sistematiza o acesso a um amplo ecossistema de dados administrativos desidentificados, provenientes de fontes públicas.

A PDD-Cidacs reúne informações socioeconômicas, demográficas, de infraestrutura, programas sociais e de saúde, possibilitando o uso desses dados em diferentes frentes de pesquisa. A plataforma segue uma governança de dados transparente, ética e inclusiva, e tem potencial para apoiar pesquisadores e gestores na vigilância epidemiológica, análise de situação de saúde, produção de evidências sobre determinantes sociais e desigualdades, além de avaliações de impacto e monitoramento de emergências em saúde pública.

Durante a sessão, serão apresentadas também duas pesquisas que demonstram o uso estratégico de dados administrativos do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (SISVAN).

A coordenação da mesa será de Maria Yury Travassos Ichihara (Cidacs/Fiocruz Bahia), com participações de Rafael Felipe de Souza e Rafaela Santos, ambos do Cidacs/Fiocruz Bahia.

🗓 Data: 17/10/2025
Horário: 10h
📍 Local: Auditório do ISC/UFBA – Campus do Canela
🌐 Título da sessão: A jornada dos dados administrativos para a pesquisa em saúde: a plataforma de dados desidentificados do Cidacs
🎤 Participantes: Rafael Felipe de Souza (Cidacs/Fiocruz Bahia) e Rafaela Santos (Cidacs/Fiocruz Bahia)
🗣 Coordenação: Maria Yury Travassos Ichihara (Cidacs/Fiocruz Bahia)
🤟 Evento acessível em Libras