Nesta sexta-feira (11), às 10 horas, o Saúde Coletiva em Debate traz uma importante discussão sobre o cuidado em saúde mental em territórios quilombolas, com apresentação do professor Gustavo Menezes (ISC/UFBA) e coordenação da professora Yeimi López (ISC/UFBA).
A partir de uma imersão etnográfica na comunidade Engenho da Ponte (Cachoeira – BA), a sessão apresenta reflexões sobre práticas de cuidado ancoradas na ancestralidade, espiritualidade e coletividade. A pesquisa propõe uma ética aquilombada para o cuidado em saúde mental, desafiando modelos hegemônicos e conectando a luta antirracista com os princípios da Reforma Psiquiátrica.
Com base em uma praxiografia — abordagem que combina vivência, escuta e descrição atenta das práticas —, o estudo mostra como o território e os saberes locais produzem outras formas possíveis de cuidado.
🗓 Data: 11/07/2025 (sexta-feira)
⏰ Horário: 10 horas
📍 Local: Auditório do ISC/UFBA, no campus do Canela
🌐 Título da sessão: “Desnortear sentidos para aprofundar processos antimanicoloniais: praxiografia do cuidado em saúde mental na comunidade quilombola Engenho da Ponte, Cachoeira – BA”
✔ Palestrante: Gustavo Menezes (ISC/UFBA)
✔ Coordenação: Yeimi López (ISC/UFBA)







