Como cultivar uma jornada acadêmica mais leve, consciente e saudável? Essa foi a pergunta central que guiou a palestra do educador Jorge Koho Mello no Saúde Coletiva em Debate, realizado na última sexta-feira (11), no auditório do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA.

De iniciativa do grupo de pesquisa CONTEMPLEDUCA – Práticas Contemplativas para o Bem-Viver, Cuidado e Sustentabilidade na Educação Superior, a atividade foi coordenada pelo professor Marcelo Castellanos (ISC/UFBA).

Com vasta experiência em práticas contemplativas, sustentabilidade e pedagogias integrativas, Koho convidou o público a uma pausa no ritmo acelerado da vida universitária para refletir sobre o sentido do bem-estar e da educação.

Logo no início da atividade, os participantes foram convidados a um minuto de silêncio, com foco na respiração. “Por que é tão difícil ficar um minuto em silêncio por dia?”, questionou o educador, ao destacar a importância das pausas como forma de autocuidado e presença no cotidiano.

Entre experiências pessoais e provocações filosóficas, Koho defendeu a urgência de reconstruir o sentido da universidade como espaço não apenas de produção de conhecimento, mas também de cuidado, sensibilidade e humanização. Dentre os principais desafios vividos na vida acadêmica, destacaram-se a relação com o tempo, o excesso de demandas e o ego nas relações.

A partir desses pontos, Koho propôs a busca por um equilíbrio possível, com base em três dimensões: o manejo da energia (física, emocional e relacional), a relação com o tempo e os prazos, e a reconexão com o corpo como centro da experiência humana. “Façam o que podem, onde estão, sendo quem são, com os recursos que já têm. Isso transforma o mundo”, concluiu.

A íntegra do seminário está disponível no canal do ISC no YouTube (youtube.com/labvideoisc). O vídeo é acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).