O Saúde Coletiva em Debate da última sexta-feira, 25 de abril, destacou as contribuições da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase no Desenvolvimento Infantil na Comunidade (REDICa) do ISC/UFBA para o fortalecimento da atenção integral à primeira infância.
Sob a coordenação da professora Laisa Domingos (IMRS/UFBA e REDICa/ISC/UFBA), a sessão “Experiências exitosas da REDICa – entrelaçando universidade, comunidade, família e escola” contou com a participação da enfermeira Thalita Barreto, egressa da REDICa, e da assistente social e residente Maria Aparecida Amado, que compartilharam os aprendizados construídos no diálogo entre formação acadêmica e atuação em território.
O seminário ressaltou o compromisso da REDICa em potencializar ações nos territórios, estreitar laços entre universidade, comunidades e escolas, e consolidar uma atenção multiprofissional que valoriza a escuta e a intersetorialidade.
As experiências revelaram a aposta da residência na promoção de um crescimento saudável das crianças, por meio de iniciativas como o estímulo à brincadeira, a prevenção da cárie, o incentivo à imunização, a prevenção da violência sexual e a promoção do desenvolvimento motor, entre outras ações.
Destaque também para a apresentação do Guia de Primeiros Socorros, iniciativa inspirada na Lei Lucas (Lei Nº 13.722), que orienta a capacitação de educadores em primeiros socorros nas escolas.
A íntegra do seminário está disponível no canal do ISC no YouTube (link acima). O vídeo é acessível na Língua Brasileira de Sinais (Libras).